Temporal atinge Sul com fortes chuvas; virada no tempo ocorre em mais regiões
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela |

Na manhã desta sexta-feira (6), os moradores do Rio Grande do Sul acordaram com temporais e fortes chuvas. Em algumas regiões, há relatos de danos e falta de energia elétrica, como aponta a empresa de meteorologia MetSul. Entretanto, a virada no tempo não está limitada apenas ao estado, já que afeta outros pontos do Sul e também do resto do Brasil, durante o fim de semana.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Qual é a diferença entre raio, relâmpago e trovão?
- O que é granizo e como esse tipo de chuva se forma?
Especificamente no Sul, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê muitas chuvas nos três estados até a próxima segunda-feira (09). As rajadas de vento podem superar os 80 km/h e os elevados volumes de chuva podem ultrapassar os 150 mm no norte do Rio Grande do Sul, no centro-oeste e norte de Santa Catarina e no oeste e centro-sul do Paraná.
Em outras partes do país, o risco de temporal é baixo, mas as chuvas devem ocorrer em mais de 20 estados, incluindo partes de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, nas próximas horas. No Norte e no Nordeste, a chuva pode ser causada por um fenômeno conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).
Vai chover no fim de semana?
No momento, o Inmet emitiu dois alertas por causa das chuvas no país. O primeiro é o alerta laranja de "perigo" devido às tempestades previstas para atingir áreas do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No caso de SP, vale observar que a zona de risco laranja não cobre todo o estado e o litoral (por exemplo) fica de fora das fortes chuvas.
Além disso, há um alerta amarelo de "perigo potencial" por causa de chuvas. A seguir, confira quais estados devem ser atingidos pelas precipitações:
- Acre;
- Amazonas;
- Maranhão;
- Minas Gerais;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Roraima;
- São Paulo;
- Mato Grosso;
- Pará;
- Pernambuco;
- Rio Grande do Norte;
- Rondônia;
- Amapá;
- Ceará;
- Goiás;
- Mato Grosso do Sul;
- Paraíba;
- Piauí;
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina;
Entenda o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis
Como adiantamos, o risco de chuvas no Norte e no Nordeste é causado pelo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). O fenômeno meteorológico se forma em áreas de baixa pressão nas camadas superiores da atmosfera, modificando a circulação de ventos em grandes altitudes. Assim, formam-se nuvens e chove de forma persistente nas áreas afetadas. Conforme se desloca, leva a "onda" de precipitações.
Segundo a empresa de meteorologia ClimaTempo, os volumes de chuva causados pelo VCAN, entre quinta (5) e segunda-feira (9), podem superar os 40 mm em grande parte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins e Pará.
Leia mais:
- Como a floresta amazônica se tornou uma máquina de fazer nuvens
- Chaminés misteriosas estão expelindo líquido cintilante no fundo do Mar Morto
- Antártica está 10x mais verde do que há 35 anos, revelam imagens de satélite
VÍDEO: É possível sentir o cheiro de chuva antes mesmo que ela chegue?
Fonte: MetSul, ClimaTempo