Publicidade

Reforço polar | Capitais podem bater recorde de frio, com geada no Sul de Minas

Por  |  • 

Compartilhe:
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A frente fria que avança pelo centro-sul do Brasil, acompanhada por um reforço de ar polar, vai derrubar as temperaturas na região Sudeste nesta quinta-feira (12). Há possibilidade de recordes de frio nas capitais da região e ocorrência de geada no sul de Minas Gerais.

Essa é a segunda dose de ar frio que atinge o país nesta semana e deve manter os termômetros em baixa até o fim de semana. Isso ocorre porque a massa de ar polar permanecerá sobre o litoral das regiões Sul e Sudeste nos próximos dias.

Ao longo da tarde de sábado (14), a onda de ar polar deve começar a se afastar do território brasileiro. A diminuição da influência do ar frio, somada à presença do sol, deve resultar no aumento das temperaturas no domingo (15).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Mínimas em São Paulo e no Rio

Em São Paulo, a tarde do Dia dos Namorados pode ser a mais fria do ano até agora, com previsão de mínima de 16 °C — o recorde atual é de 16,9 °C. Entre sexta-feira (13) e sábado, há chance de a capital paulista registrar a menor temperatura de 2025, com dados do Climatempo indicando previsão de até 8 °C — o menor valor até o momento foi de 9,6 °C, em 30 de maio.

No Rio de Janeiro, a tarde de 12 de junho também pode ser a mais fria do ano, com máxima prevista de 21 °C. No entanto, os recordes de frio na capital fluminense devem ocorrer entre sexta e sábado, com previsão de mínima de 12 °C. O recorde atual é de 14,7 °C, registrado em 21 de maio.

Ar polar em Minas e no Espírito Santo

As previsões do Climatempo também apontam que a capital de Minas Gerais pode ter um duplo recorde de temperatura nesta quinta-feira, registrando a menor mínima e a tarde mais fria de 2025 até o momento. A previsão para Belo Horizonte é de mínima de 11 °C — o recorde anterior, registrado em 20 de maio, foi de 15,4 °C.

O aumento do frio em Minas Gerais também favorece o registro de geadas e até temperaturas negativas no sul do estado, especialmente nas áreas mais elevadas. Nesta quarta-feira (11), por exemplo, o município de Delfim Moreira registrou -1,6 °C.

E o Espírito Santo não deve escapar do ar gelado que atinge as demais capitais do Sudeste. O avanço da massa polar deve derrubar as temperaturas em todo o estado, e Vitória pode ter as madrugadas e tardes mais frias do ano entre quinta e sexta-feira — com mínima prevista de 18 °C em ambos os dias.

Continua após a publicidade

Leia mais: 

VÍDEO | COMO EXISTE DOR DE CABEÇA SE O CÉREBRO NÃO SENTE DOR?

 

Continua após a publicidade

Fonte: Climatempo