Quantos volts tem um raio?
Por Rodilei Morais • Editado por Patricia Gnipper |
Por ser um poderosíssimo fenômeno natural, um raio atinge altíssimos valores quando se diz respeito a diversas de suas propriedades físicas, entre elas a corrente elétrica carregada, sua voltagem e sua temperatura.
Você já pensou em quantos volts tem um raio? E qual é a corrente elétrica de um raio? Descubra nesta matéria!
Qual a voltagem de um raio?
Um raio tipicamente tem cerca de 100 milhões de volts, mas este valor pode chegar a casa de um bilhão. Isso acontece porque o ar não é um bom condutor de eletricidade; sendo assim, uma tensão elétrica muito alta precisa surgir entre as nuvens e o solo.
Esse valor alto é atingido pelo gradual acúmulo de cargas elétricas positivas na nuvem e a consequente concentração de cargas negativas no chão. A partir do momento que a tensão é grande o suficiente para romper a resistência que o ar oferece — a sua rigidez dielétrica — o raio pode acontecer.
O que é voltagem?
Apesar de ser uma medida que aparece frequentemente no dia a dia — nos valores de 110 e 220 V das tomadas, por exemplo — você sabe o que significa um volt? A voltagem é um nome popular para a tensão elétrica, medida que indica a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Ela se refere a quanta energia o sistema é capaz de transportar.
Para entender o conceito, é possível comparar a tensão a uma estrada: duplicando o número de vias, o dobro de veículos, com a mesma velocidade, poderia transitar nela. Duplicando a tensão, o dobro de energia pode ser transportado por uma mesma corrente elétrica.
O nome da unidade, volt, foi escolhido em homenagem ao cientista italiano Alessandro Volta, conhecido como inventor da pilha elétrica.
Qual é a corrente elétrica de um raio?
Cálculos mostram que a corrente elétrica de um raio, tipicamente, está na faixa de 5 a 30 mil ampères, mas já foram reportadas correntes de até 200.000 A. Aproximadamente 100 quintilhões — 100 bilhões de bilhões — de elétrons são movimentados durante estas descargas elétricas e a temperatura que elas atingem pode chegar à casa dos 8.000 a 30.000 ºC.
Diferença entre tensão e corrente elétrica
A corrente elétrica diz respeito ao movimento ordenado de elétrons por um material. Mesmo que um material tenha elétrons livres, sem este deslocamento em um único sentido, não há carga elétrica fluindo pelo material.
Quando uma tensão é aplicada entre dois pontos, como é feito nos dois buracos de uma tomada — ou no caso dos raios, entre as nuvens e o chão — os elétrons passam a se mover do polo negativo para o polo positivo. A corrente elétrica é medida em ampères, unidade nomeada em homenagem ao físico francês André-Marie Ampère.