Publicidade

Quando acaba a onda de calor no Brasil?

Por  • Editado por Luciana Zaramela |  • 

Compartilhe:
Gerd Altmann/Pixabay
Gerd Altmann/Pixabay

Nesta terça-feira (10), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de "grande perigo" para nove estados brasileiros, devido aos riscos envolvendo a atual onda de calor. A projeção inicial era de que as temperaturas voltassem ao padrão para o mês de setembro na sexta (13), mas a previsão da empresa de meteorologia Climatempo aponta que o calor excessivo pode se prolongar por mais uma semana, indo até o dia 20 em algumas cidades do país.

"A onda de calor que se instalou sobre o Brasil deve persistir tecnicamente até o dia 20 de setembro", afirma a Climatempo, em nota sobre o calor excessivo registrado no país. 

Durante a semana, os termômetros podem chegar até 44 °C em pontos do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Em São Paulo, a temperatura também está bastante elevada.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Há alerta vermelho do Inmet para a baixa umidade relativa do ar, que abrange oito estados e o Distrito Federal. Fora da área mais crítica para secura e "ar ruim", alertas laranjas e amarelos foram emitidos para outros estados do país. A fumaça das queimadas permanece como um problema à saúde dos brasileiros.

Onda de calor no Brasil

Segundo o Inmet, os seguintes nove estados estão em alerta vermelho de “grande perigo” devido à atual onda de calor (temperaturas 5 ºC ou mais acima da média por pelo menos três dias), sem considerar os alertas laranjas de “perigo”:

  1. Amapá; 
  2. Minas Gerais; 
  3. Paraná; 
  4. Rio de Janeiro; 
  5. Roraima; 
  6. São Paulo; 
  7. Mato Grosso; 
  8. Goiás; 
  9. Mato Grosso do Sul. 

A seguir, veja o quadro geral de alertas do Inmet:

Além dos maiores extremos em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os termômetros devem chegar próximo dos 40 °C em áreas do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins, além do oeste da Bahia, do oeste e do norte de Minas Gerais, no norte do Paraná e no extremo norte e oeste de São Paulo.

Recorde de calor

Continua após a publicidade

Como resultado da atual onda de calor, a cidade de Cuiabá (Mato Grosso) registrou o dia mais quente do ano no último domingo (8). A temperatura máxima chegou a 42,8 °C. Assim, foi superado o recorde de sábado (7), com 42,6 °C.

Vale lembrar que, em setembro de 2023, outra intensa onda de calor afetou o Brasil. Naquela vez, a maior temperatura máxima registrada em Cuiabá foi de 42 °C. No entanto, o registro mais quente continua sendo o de setembro de 2020, com 44 °C.

Fonte: InmetClimatempo