Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual é o peixe mais veloz dos oceanos?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 27 de Dezembro de 2023 às 14h00

Link copiado!

出羽雀台/Wikimedia Commons
出羽雀台/Wikimedia Commons

Os animais mais rápidos do mundo deixam os cientistas intrigados com as suas habilidades. Mas você já parou para se questionar qual é o peixe mais veloz dos oceanos? Segundo o Guinness World Records, tal título pertence ao agulhão-vela (Istiophorus platypterus), capaz de nadar a incríveis 109 quilômetros por hora.

O nome desse peixe, que costuma pesar cerca de 90 quilos e medir de 1,8 a 3,5 metros, vem por conta de sua enorme barbatana dorsal, que tem bastante semelhança com a vela de um navio. 

As "velas" são por vezes mais altas que o resto do corpo do peixe, e servem a vários propósitos, mas eles nem sempre nadam com a barbatana estendida, porque mantê-la dobrada ajuda a agilizar o físico para nadar com mais rapidez e eficiência.

Continua após a publicidade

Conforme aponta a agência Ocean Conservancy, além da característica barbatana dorsal, o agulhão-vela tem "bico" longo e pronunciado que se forma como resultado de sua mandíbula superior se projetar fortemente além da mandíbula inferior.

A instituição aponta que uma maneira de diferenciar entre o agulhão-vela e outros peixes de "bico" é prestar muita atenção às laterais do corpo do peixe, já que pode possuir até 20 listras verticais, tipicamente de cor azulada.

O agulhão-vela pode ser encontrado em águas tropicais em todo o mundo. São peixes migratórios, aproximando-se do equador quando as águas estão mais frias no outono e retornando para latitudes mais altas à medida que os meses de verão se aproximam.

Continua após a publicidade

Peixe mais rápido do mundo

De acordo com o biólogo marinho Aidan Martin, diretor do Centro ReefQuest de Pesquisa em Tubarão, dos Estados Unidos, o peixe mais rápido do mundo é seguido pelo peixe-espada (Xiphias gladius), que nada a 96 quilômetros por hora, e então pelo marlim (gênero Makaira), que chega a 80 quilômetros por hora.

Como passa a maior parte do tempo vagando pelas águas do oceano aberto, o agulhão-vela adquire bastante prática quando se trata de atingir velocidades máximas para caçar, sendo frequentemente visto trabalhando em pares ou pequenos grupos e usando a vela para conduzir suas presas.

Um ponto importante sobre o peixe mais rápido do mundo é que ele não tem medo de mergulhar fundo quando se trata de caçar comida. Esse predador visita as profundezas do oceano (cerca de 300 metros abaixo da superfície) em busca de sua refeição.

Continua após a publicidade

O agulhão-vela tem algumas presas favoritas, incluindo peixes menores, como sardinhas, anchovas e, ocasionalmente, cavala. Também é comum se alimentar de cefalópodes, como polvos ou lulas menores.

Ameaças ao agulhão-vela

Os especialistas da Ocean Conservancy alertam que existem riscos provocados pelo homem que ainda representam uma ameaça à sobrevivência do agulhão-vela. Devido à sua beleza e velocidade e ao desafio que representam para os pescadores recreativos, os veleiros são frequentemente capturados e libertados por pescadores esportivos.

O peixe mais veloz dos oceanos ainda enfrenta um perigo silencioso: equipamentos abandonados, perdidos ou descartados em ambientes marinhos, incluindo itens como redes de pesca, armadilhas fixas e qualquer outro dispositivo de fabricação humana usado para capturar animais. 

Continua após a publicidade

Fonte: Ocean Conservancy, Guinness World Records, North Carolina Environmental Quality