Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Plataforma permite simular explosão nuclear e seus respectivos efeitos

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Março de 2022 às 10h24

Link copiado!

Gerd Altmann/Pixabay
Gerd Altmann/Pixabay

Um dos simuladores de explosão nuclear mais antigos voltou a ser procurado após a Ucrânia ser invadida pela Rússia. Chamado Nukemap, a plataforma calcula a área atingida por determinada explosão, o número de mortos e os possíveis efeitos de uma bomba nuclear. Para tanto, basta inserir a localização desejada.

Com a escalada de tensão entre Rússia e Ucrânia, o mundo se encontra apreensivo com a possibilidade de uma explosão nuclear. Um resultado disso é a alta procura pela plataforma que simula explosões nucleares e seus efeitos.

Continua após a publicidade

Fundado em 2012, o Nukemap já simulou mais de 220 milhões de explosões. O criador da plataforma, Alex Wellerstein, disse que em um dia normal o site atinge, no máximo, 20 mil visitas, mas que nos últimos dias tem recebido mais de 150 mil pessoas.

Enquanto algumas pessoas acessam o site para simular uma bomba em um local distante, outras usam para avaliar as consequências de uma explosão nuclear em sua região.

Ao acessar o site Nukemap, o visitante tem quatro tipos de ajustes para realizar sua simulação:

  1. Selecionar a localidade desejada;
  2. Escolher o tipo de bomba nuclear;
  3. Selecionar os possíveis efeitos da explosão como vítimas e radioatividade;
  4. Executar a simulação clicando em “detonate”.
Continua após a publicidade

Então, o mapa sinalizará a região afetada pela explosão e seus respectivos efeitos. Por exemplo, a cor laranja representa o alcance do fogo, enquanto a cor verde sinaliza a radiação e a cinza, o raio médio de danos.

O dono da plataforma também informou que o grande fluxo tem sobrecarregado o sistema e que o usuário pode usar uma “cópia autorizada” do site, com o mesmo nome, Nukemap.

Fonte: Via Futurism