Publicidade

Olimpíadas 2024 | Chuva piora condições do rio Sena e pode impedir triatlo

Por  |  • 

Compartilhe:
Gloria Villa/Unsplash
Gloria Villa/Unsplash

O treino de natação do triatlo das Olimpíadas 2024 foi cancelado e, agora, a prova foi remarcada por causa da qualidade da água do rio Sena, em Paris. O nível de coliformes fecais é maior que a taxa considerada segura, o que pode colocar em risco a saúde dos atletas. O problema foi causado pelas chuvas nos últimos dias.

Os treinos de natação do triatlo teriam ocorrido na segunda-feira (29), mas foram cancelados. O início das provas ocorreria, nesta terça (30), mas foi adiado para quarta (31). A realização (ou não) da natação ainda dependerá do resultado das análises das guas do Sena, segundo a União Internacional de Triatlo.

Entre os possíveis cenários, pode ser até que a natação seja retirada do triatlo, mantendo apenas as provas de corrida e ciclismo (duatlo). Outra possibilidade é remarcar as provas das Olimpíadas para a outra semana, esperando que as chuvas parem e o nível de coliformes fecais seja reduzido.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Poluição do rio Sena nas Olimpíadas

Vale mencionar que a despoluição do rio Sena foi promovida como um dos grandes legados dos jogos olímpicos para Paris, tanto é que os investimentos desde 2015 superam os 1,5 bilhões de euros (cerca de 9 bilhões de reais). 

Independentemente das últimas medições, é possível que o nível de qualidade da água e dos coliformes fecais se normalize, como foi observado ao longo do mês de junho, sem chuvas.

Nos preparativos das Olimpíadas, a prefeita Anne Hidalgo chegou a mergulhar no rio, em um evento simbólico (e histórico), já que o banho no Sena foi proibido em 1923, há cerca de 100 anos.

Problemas do rio Sena durante os Jogos Olímpicos de Paris

Para os pesquisadores da Universidade de Loughborough (Inglaterra), a viabilidade de nadar no Sena durante as Olimpíadas não é tão simples quanto parece, considerando a infraestrutura local.

"O Sena é sobrecarregado por uma população enorme (12,3 milhões de pessoas vivem na região ao redor de Paris)”, afirmam os pesquisadores, em artigo na plataforma The Conversation. Isso sem considerar os turistas que não param de chegar para os jogos.

Continua após a publicidade

Além disso, o rio francês é considerado de baixo fluxo, o que dificulta a diluição da poluição. "O resultado é um rio mais turvo, com menos oxigênio dissolvido e uma maior concentração de bactérias fecais”, pontuam.

Em um experimento feito durante um dia de tempestade, foi possível descobrir que os níveis de bactérias Escherichia coli que são “descarregadas” no Sena aumentam quase 100 vezes em relação ao observado em dias normais e secos. É o que explica a impossibilidade atual dos treinos de triatlo e, possivelmente, da prova olímpica.

Aumento dos coliformes fecais

Entre os coliformes fecais (ou termotolerantes), a bactéria E. coli é considerada uma das mais comuns em relação ao nível de contaminação e de águas impróprias para o consumo e para o mergulho. As pessoas expostas e contaminadas tendem a desenvolver problemas gastrointestinais, incluindo diarreias.

Continua após a publicidade

A seguir, veja os sintomas mais comuns de infecção por E. coli, que pode acometer os atletas dos Jogos Olímpicos de Paris:

  • Diarreia;
  • Dor no abdômen;
  • Enjoo e vômitos;
  • Sangue nas fezes;
  • Desidratação.

Embora a infecção seja tratável com antibióticos, há um prazo de recuperação que deve comprometer o desempenho das equipes. Outras infecções oculares e de pele também podem ocorrer ao nadar em águas poluídas. Por isso, acompanhar o nível de poluição é tão importante.

Fonte: The Independent, The Conversation