Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo chefe da NASA diz que vai manter pesquisas sobre mudanças climáticas

Por| 21 de Maio de 2018 às 08h57

Link copiado!

Novo chefe da NASA diz que vai manter pesquisas sobre mudanças climáticas
Novo chefe da NASA diz que vai manter pesquisas sobre mudanças climáticas
Tudo sobre NASA

Em abril deste ano, o senado norte-americano aprovou a indicação de Jim Bridenstine ao cargo de administrador da NASA. Ele foi indicado no ano passado por Donald Trump, o que já torna a primeira declaração como chefe da agência uma surpresa.

Em reunião com empregados, Bridenstine disse que não vai restringir as pesquisas climáticas da agência espacial. Em confluência com o pensamento do governo Trump, ele havia recusado a hipótese de que o ser humano seja influente nas mudanças climáticas. Bridenstine voltou atrás no encontro.

“Não nego o consenso de que o clima está mudando, na verdade acredito plenamente e sei que o clima está mudando. Eu também sei que nós humanos estamos contribuindo para isso de uma maneira importante”, disse. “O dióxido de carbono é um gás de efeito estufa, estamos colocando na atmosfera em volumes que não vimos e que o gás de efeito estufa está aquecendo o planeta. Isso está absolutamente acontecendo e somos responsáveis ​​por isso”.

Continua após a publicidade

Antes de ir para NASA, Bridenstine era congressista e um dos principais críticos do apoio do governo Obama a pesquisas sobre mudanças climáticas. Além disso, ele é o primeiro indicado ao cargo vindo do universo político e não do cenário de pesquisa, o que causou certo receio na comunidade.

"Precisamos ter certeza de que a NASA continue a fazer ciência, e precisamos ter certeza de que a ciência é nula e livre de retórica política", reforçou em sua posse.

Em termos de investimento, Bridenstine disse que vai seguir a recomendação de dividir as pesquisas em três tipos diferentes de “exploradores do sistema terrestre”. Ao todo, estima-se que serão investidos cerca de U$ 1 bilhão, cada um com financiamento de algo perto de US$ 350 milhões. O três setores vão levantar informações sobre mudanças climáticas, monitorar níveis de gases atmosféricos e documentar como o planeta se modifica.

"Começa com a ideia de que o ciclo da água e o ciclo da energia estão acoplados, e precisamos ter certeza de que estamos entendendo como isso afeta as mudanças climáticas”, finalizou o político.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA