Publicidade

Nova onda de calor deve atingir o Brasil em setembro

Por  | 

Compartilhe:
Freepik
Freepik

Cansado do frio? Pois a temperatura está prestes a mudar. O Brasil vai começar o mês de setembro com uma forte onda de calor — segundo as estimativas, as temperaturas devem ficar bem elevadas, superando os 40°C.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a primeira semana de setembro traz uma massa de ar quente e seco. Como resultado, o céu deve apresentar poucas nuvens. Não deve chover.

Nesta sexta-feira, o instituto chegou a compartilhar em suas redes sociais um alerta amarelo (perigo em potencial) para a onda de calor.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

"Leve risco à saúde. Temperatura 5ºC acima da média por período de dois até três dias", estima o instituto.

De acordo com a projeção do Climatempo, essa onda de calor provavelmente vai estabelecer novos recordes de maior temperatura deste ano em vários estados brasileiros.

Onda de calor no Brasil

De acordo com o cenário apontado pela empresa de meteorologia, Centro-Oeste vai ser a região mais afetada pelo calor. Para se ter uma noção, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso podem registrar temperaturas de 41°C a 44°C, respectivamente.

No que diz respeito às capitais, Cuiabá poderá chegar aos 43°C e Campo Grande, aos 40°C. Goiânia pode chegar a 39°C.

No Sudeste, a capital paulista pode enfrentar um calor de 34°C a 36°C. Já a previsão para o Rio de Janeiro é de 37°C a 39°C.

Na região Norte, os estados de Tocantins, Pará e Rondônia devem passar por temperaturas de 38°C a 41°C.

Continua após a publicidade

O ano de 2024 trouxe diversos alertas de onda de calor no Brasil. O país chegou a receber um alerta vermelho neste último mês de agosto.

Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia, Climatempo