Publicidade

Livros de biologia não conseguem mais acompanhar as mudanças climáticas

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  |  • 

Compartilhe:
Geralt/Pixabay
Geralt/Pixabay

Um estudo realizado por pesquisadoras da North Carolina State University revelou que livros didáticos de biologia têm falhado em tratar de forma adequada o tema das mudanças climáticas. A preocupação das cientistas está no fato de que, apesar do agravamento do cenário climático, os livros têm dedicado cada vez menos espaço para o assunto.

Livros didáticos podem ter a inesperada função de servir como um retrato da sociedade no momento em que são publicados. Essa é uma das discussões feitas por Rabiya Arif Ansari, estudante de graduação na Universidade da Carolina do Norte, em sua pesquisa. Preocupada com o aprendizado da geração atual em relação às mudanças climáticas, Ansari passou a pandemia analisando como o tema vem aparecendo nos livros.

A pesquisadora focou em livros introdutórios de biologia para o ensino superior, buscando o tema em livros da década de 1970 até chegar aos de hoje. Sua análise de 57 publicações revelou que uma média de apenas 3 a cada 1000 páginas discutem as mudanças climáticas nos materiais atuais.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Analisando a quantidade de frases, houve um crescente aumento até os anos 2000, chegando a uma mediana de 52 sentenças por livro. Na última década, porém, o número caiu para 45. A queda surpreendeu a pesquisadora pois a comunidade científica tem produzido cada vez mais estudos sobre as mudanças climáticas, mas pelo visto as descobertas mais recentes não chegam aos estudantes — em muitos casos, o conteúdo dos livros está mais de 10 anos ultrapassado em relação à sua data de publicação.

“Uma das descobertas mais preocupantes está no menor espaço dedicado às soluções para as mudanças climáticas. Na década de 1990 ele representava 15% do conteúdo, enquanto nas décadas seguintes o número só chega a 3%,” afirma Jennifer Landin, co-autora do estudo. Para Landin, isso sugere aos estudantes um pensamento pessimista de que nada pode ser feito para reverter o cenário atual.

Outra questão está no posicionamento do tópico ao longo do livro. Na maioria das vezes, as mudanças climáticas estão nos últimos capítulos, o que muitas vezes pode fazer com que elas nem sejam abordadas em um período letivo.

O estudo, publicado no periódico Public Library of Science One, espera chamar a atenção de autores e editoras para debater a forma com que a biologia é tratada atualmente no ensino superior.

Fonte: PLoS One Via: Phys.org