Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Hoje é Dia da Árvore! Conheça 3 iniciativas tecnológicas

Por| Editado por Patricia Gnipper | 21 de Setembro de 2021 às 12h00

Link copiado!

Unplash/ Jan Huber
Unplash/ Jan Huber

Todos os anos, no dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore no Brasil. A criação dessa data surgiu da necessidade de conscientizar as pessoas da importância das árvores para o meio ambiente. Por isso, essa data tem o objetivo de proteger as florestas contra propostas ambientais questionáveis e principalmente contra o desmatamento. Ah! E o dia 21 de setembro foi escolhido por coincidir com a chegada da primavera aqui no Brasil, que começa logo no dia seguinte.

Nos últimos anos, o desequilíbrio dos ecossistemas causado por influência humana tem causado grandes impactos no clima e gerado sérios problemas ambientais. Em 2021, por exemplo, a Amazônia sofreu seu maior número de queimadas dos últimos 14 anos, com mais de 2.300 focos de incêndio.

Então, essa situação reforça a necessidade de iniciativas para promover a conservação das árvores e proteção da biodiversidade. Afinal, até mesmo pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença para as gerações futuras. Por isso, hoje vim mostrar para vocês algumas iniciativas tecnológicas que têm o objetivo de conservar o meio ambiente.

Confira nas próximas linhas!

1. Ecosia, o buscador que planta uma árvore a cada pesquisa

Já imaginou plantar uma árvore sempre que fizer uma pesquisa na internet? Lançado em 2009, o Ecosia é uma ferramenta de pesquisa da internet que ajuda a aumentar a quantidade de árvores no planeta. O mecanismo de busca doa pelo menos 80% dos lucros mensais, obtidos com anúncios, para organizações sem fins lucrativos voltadas ao reflorestamento.

Além disso, o grupo responsável pela plataforma divulga relatórios financeiros mensais e informações sobre a quantidade de plantios, para uma maior transparência, mostrando a quantia investida na causa ambiental. Ah! E você também pode usar o Ecosia no seu aplicativo para Android e iOS.

2. PrevisIA, uma inteligência artificial que prevê queimadas

PrevisIA é uma inteligência artificial desenvolvida para facilitar ações de prevenção e combate ao desmatamento da floresta amazônica. Criada pela Microsoft em parceria com o Instituto Homem e Meio Ambiente Amazônia (Imazon) e pelo Fundo vale, a ferramenta consegue analisar dados e antecipar locais com riscos de desmatamento e incêndio.

Você pode acessar mais informações clicando aqui.

3.  Fazendas de energia solar flutuante

Com o passar dos anos, a energia solar tem se mostrado uma alternativa mais sustentável. Na cidade de Kato no Japão, a empresa Kyocera, desenvolvedora de painéis solares, tem desenvolvido fazendas flutuantes que geram energia solar. Colocando painéis solares sobre a água, a ideia é evitar a evaporação e gerar energia através dos raios solares.

Segundo dados da empresa, a fazenda consegue gerar 1,7 MWh (megawatts/hora), o que seria suficiente para abastecer cerca de 1.000 casas. Além disso, os painéis solares produzem mais energia devido ao resfriamento induzido pela água. Então, essa pode se tornar uma alternativa interessante para as hidrelétricas aqui no Brasil.

Prontinho! Gostou dessa matéria? Compartilhe essas iniciativas com seus amigos!

Fonte: Ecosia, Microsoft