Publicidade

Gripe aviária | Brasil descarta três casos suspeitos da doença após análises

Por  | 

Compartilhe:
Pexels/Samer Daboul
Pexels/Samer Daboul

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que descartou três casos suspeitos de gripe aviária no Brasil que estavam sob análise. A confirmação foi feita durante uma coletiva realizada pela pasta nesta segunda-feira (19).

Os casos que deram negativo foram identificados em locais de produção familiar para subsistência: Triunfo (Rio Grande do Sul), Graccho Cardoso (Sergipe) e Nova Brasilândia (Mato Grosso).

Segundo o Mapa, outros quatro casos ainda estão sendo analisados em laboratório. Os possíveis focos foram detectados em: Salitre (Ceará), em produção familiar para subsistência; Ipumirim (Santa Catarina) e Aguiarnópolis (Tocantins), ambos em granjas comerciais. Há ainda uma nova investigação em curso em Estância Velha (RS).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Suspensão de exportações

Durante a coletiva, o Mapa destacou que 20 países suspenderam a importação de carne de aves do Brasil. Nações como México, Coreia do Sul, Chile, Canadá, Uruguai, Malásia e Argentina optaram por suspender a entrada da carne de aves de todo o país.

Alguns parceiros comerciais interromperam as importações com base em requisitos sanitários estabelecidos por protocolos previamente firmados. Entre eles estão: China, União Europeia, África do Sul, Rússia, Peru, República Dominicana, Bolívia, Marrocos, Paquistão e Sri Lanka.

“De forma regionalizada, Reino Unido, Cuba e Bahrein suspenderam as importações apenas do estado do Rio Grande do Sul. Diversos outros países aplicam a restrição apenas à área afetada, o que, neste caso, não gera impactos comerciais, já que não há estabelecimentos exportadores localizados no raio do foco”, ressaltou o Ministério em comunicado.

Prazo de 28 dias

Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária, destacou que, após o descarte de todos os casos suspeitos e a finalização da desinfecção das granjas com focos confirmados, o país poderá iniciar um “marco zero” em um ciclo de 28 dias para se considerar livre da doença.

Continua após a publicidade

“Em 28 dias, se não ocorrer nenhum outro caso, significa que aquele ciclo do vírus foi interrompido. Nós podemos nos autodeclarar livres da gripe aviária. A partir disso, começa o processo de reconhecimento, por parte de outros países, de que o Brasil está sem gripe aviária”, afirmou o ministro.

Leia mais: 

VÍDEO | POR QUE O NARIZ ENTOPE QUANDO ESTAMOS GRIPADOS?

Continua após a publicidade

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária