Publicidade

Frente fria interrompe calorão no Brasil, mas por pouco tempo

Por  • Editado por Luciana Zaramela |  • 

Compartilhe:
Reprodução/Inmet
Reprodução/Inmet

Iniciado nesta quinta-feira (26), um sistema frontal avança em direção ao oceano e derruba as temperaturas durante o final da semana, com previsão de chuva em áreas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Esse sistema é composto por uma frente fria, uma frente quente e centro de baixa pressão na superfície, que é chamado de ciclone, segundo o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas Universidade de São Paulo (IAG-USP). Veja na figura mais abaixo. 

Na prática, ocorre o seguinte: o ar frio e denso, ao descer, força o ar quente a subir e se condensar em uma série de nuvens. Assim, ocorrem chuvas com rajadas de vento, que deixam o ar ainda mais frio. Há, ainda, grande probabilidade de tempestades com ventos fortes, granizo e raios. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo, que representa perigo potencial, para tempestade na data de hoje (27), nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e de Rondônia. Nessas regiões, as mínimas serão de:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
  • no sábado de: 18 °C, 12 °C, 18 °C, 16 °C e 24 °C, respectivamente; e
  • no domingo de 17 °C, 9 °C, 17 °C, 15 °C e 25 °C, respectivamente.

Calor volta no início da semana

Apesar disso, os modelos meteorológicos indicam que o calor deve retornar no início da próxima semana, com máximas na casa dos 30 °C para o Rio de Janeiro, 28 °C no Paraná, 31 °C em Minas Gerais, 30 °C em São Paulo e 37 °C em Rondônia. 

Ainda de acordo com o Inmet, o mês de outubro deverá ter temperaturas acima da média em algumas partes do país, principalmente em áreas do Mato Grosso, oeste da Bahia, Piauí, Maranhão (temperaturas acima de 28 °C); e abaixo da média áreas de maior altitude das regiões Sul e Sudeste (temperaturas inferiores à 17 °C).

Quanto às chuvas, são previstos acumulados acima da média na maior parte da Região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Leia mais: 

Continua após a publicidade

Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia