Fotos de satélite mostram fumaça de incêndios no Canadá chegando à Europa
Por Rodilei Morais • Editado por Patricia Gnipper |
Imagens capturadas por satélites da NASA nesta segunda-feira (26) registraram a fumaça dos incêndios florestais de Quebec, no Canadá, atravessando o Oceano Atlântico e se espalhando pela Europa. O fogo se iniciou na primeira semana do mês de junho e, desde então, já deixou cidades da América do Norte cobertas por fumaça.
- Satélites mostram fumaça de incêndios do Canadá chegando aos EUA
- Incêndios florestais globais podem ter ligação com o derretimento do Ártico
Portugal, Espanha e até o Reino Unido, fora da imagem, estão sendo atingidos pelas partículas de fumaça provenientes do Canadá. Autoridades reportam que a temporada já bateu os recordes de área queimada por incêndios florestais no país, superando o registrado no ano de 1995.
A dispersão da fumaça pode ser vista na imagem processada pelo Observatório da Terra da NASA, que destaca a concentração de partículas de fuligem por metro quadrado sobre o próprio Canadá, o norte dos Estados Unidos, através do Atlântico e, por fim, chegando aos países europeus. A figura reúne dados do sensor MODIS, a bordo do satélite Terra, e dados captados por aeronaves e estações meteorológicas.
A agência espacial americana também relata que uma rede global de monitoramento de aerossóis chamada AERONET mediu na manhã de ontem um índice POA — profundidade óptica de aerossóis, que indica a concentração destas partículas — no valor de 0,5 no norte da Espanha e na França. Um céu totalmente limpo teria um POA de 0,05, enquanto um índice 3 corresponderia a uma situação em que é difícil ver o sol. O valor típico na região é de 0,1.
Ainda assim, a qualidade de ar na Europa não foi tão afetada quanto a da América do Norte pois ela chegou ao continente em uma maior altitude na atmosfera.
Fonte: NASA Earth Observatory; CNN