Fim do inverno | Como será o clima em setembro em todas as regiões do Brasil?
Por Nathan Vieira • Editado por Melissa Cruz Cossetti | •

O inverno de 2025 está chegando ao fim, e a transição para a primavera promete mudanças significativas no clima em todo o país. A estação, que começou no dia 20 de junho às 23h42, termina oficialmente no dia 22 de setembro às 15h19 (horário de Brasília), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
- Inverno aumenta preocupação com vírus respiratórios, mas não é por causa do frio
- Neve, chuva congelada ou geada? Conheça diferença entre os fenômenos de inverno
Ao longo do inverno, o Brasil registrou ondas de frio, chuvas acima da média em algumas regiões e formação de nevoeiros. Agora, com a aproximação da primavera, a expectativa é de instabilidade em parte do território, combinando temperaturas mais elevadas e volumes variados de chuva.
Como foi o inverno de 2025?
O inverno de 2025 foi marcado por frio frequente, chuvas intensas e clima mais próximo do padrão histórico brasileiro. Logo no fim de junho, uma onda de frio intensa quebrou recordes de temperatura mínima em estados do Sul e Sudeste, além de causar episódios de friagem no Acre, Rondônia e sul do Amazonas. As manhãs também foram marcadas pela formação de nevoeiros e névoa úmida, impactando estradas e aeroportos.
Outro destaque foi o comportamento da chuva. Enquanto o Sul e parte do Sudeste registraram precipitações acima da média, a costa leste do Nordeste teve chuvas mais frequentes, embora menos intensas que no outono. No fim da estação, o resfriamento gradual do Oceano Pacífico Equatorial começou a influenciar o clima, trazendo frentes frias e corredores de umidade que aumentaram as chuvas no Sudeste e no Centro-Oeste.
Previsão do clima para setembro de 2025
Com a chegada de setembro e a transição para a primavera, o clima no Brasil deve apresentar contrastes entre regiões secas e áreas com excesso de chuva.
Região Norte
Chuvas próximas à média em grande parte da região, mas com déficit hídrico em Roraima, sudoeste do Pará, Acre e Rondônia. Já no norte do Amazonas, volumes podem superar os 160 mm.
Região Nordeste
A previsão é de chuvas em torno da média histórica. Porém, o litoral norte da Bahia e o Rio Grande do Norte terão precipitações abaixo da média, combinadas com calor acima do normal. As temperaturas variam entre 22 °C e 27,5 °C, com áreas mais amenas no interior de Pernambuco e sudeste da Bahia.
Região Centro-Oeste
As chuvas devem ficar próximas à média, mas o destaque será o calor. Em boa parte da região, as temperaturas ficarão de 0,6 °C a 1,5 °C acima da climatologia, com máximas médias acima de 22,5 °C.
Região Sudeste
Chuvas em torno da normalidade, com exceções no sul de Minas Gerais, extremo sul de São Paulo e sudeste do Mato Grosso do Sul, onde os volumes devem ser até 50 mm acima da média. As temperaturas, por outro lado, ficam elevadas, especialmente em Minas Gerais e Goiás, podendo acelerar a evapotranspiração.
Região Sul
Precipitações acima da média predominam, com acumulados que podem ultrapassar 200 mm em áreas do Rio Grande do Sul. As temperaturas devem variar entre 12 °C e 17 °C, com valores abaixo de 12,5 °C em áreas do Rio Grande do Sul.
O fim do inverno de 2025 será marcado por instabilidade climática no Brasil. Enquanto o Sul e partes do Sudeste terão chuvas intensas, o Norte e o Nordeste enfrentarão áreas de déficit hídrico combinadas com temperaturas elevadas. Já o Centro-Oeste deve registrar calor acima da média, mas sem excesso de precipitação.
Leia também:
- Como variações de temperatura entre o frio e o calor intensos afetam sua saúde
- Nós sentimos mais dor no frio? Entenda o que realmente acontece com o seu corpo
VÍDEO | POR QUE O NARIZ ENTOPE QUANDO ESTAMOS GRIPADOS?
Fonte: INMET