Publicidade

Fim do frio | Quando acaba o inverno de 2025? Chuvas intensas marcaram a estação

Por  | 

Compartilhe:
jcomp/freepik
jcomp/freepik

Depois de dias gelados e surpresas climáticas, a pergunta que não quer calar é: quando o inverno de 2025 vai acabar? A estação começou em 20 de junho às 23h42 e teve características típicas do inverno brasileiro, com frio mais frequente, especialmente no centro-sul do país, e eventos de chuva acima do normal em algumas regiões.

Quando o inverno de 2025 vai acabar?

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o inverno de 2025 termina no dia 22 de setembro às 15h19 (horário de Brasília).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Diferente dos últimos anos marcados por invernos quentes e ondas de calor fora de época, o inverno de 2025 apresentou condições mais próximas da média climatológica. Apesar de não haver influência direta dos fenômenos El Niño ou La Niña, o resfriamento gradual do Oceano Pacífico Equatorial começou a influenciar o clima no final da estação, com chuvas no Sudeste e Centro-Oeste, causadas por frentes frias e corredores de umidade.

Chuvas e ondas de frio marcaram o inverno

Os Estados do Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste registraram várias ondas de frio. A primeira, no fim de junho, foi particularmente intensa, quebrando recordes de temperatura mínima. Episódios de friagem também foram registrados na Região Norte, principalmente em Rondônia, Acre e sul do Amazonas.

Outro destaque da estação foi a formação frequente de nevoeiros e névoa úmida nas manhãs, impactando estradas e aeroportos. Já na costa leste do Nordeste, as chuvas continuaram presentes, embora com menor intensidade em comparação ao outono.

Agora que sabemos quando quando o inverno de 2025 vai acabar, resta saber que a transição para a primavera deve manter o clima instável em parte do país, com possibilidade de episódios de chuva e frio tardio nas primeiras semanas da nova estação.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO | Como a Inteligência Artificial pode prevenir ondas traiçoeiras

Fonte: INMET