Publicidade

Estudantes descobrem que ilha desapareceu ao analisar imagens de satélite

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Reprodução/Alexandra Barymova/Moscow State University
Reprodução/Alexandra Barymova/Moscow State University

Um grupo de estudantes da Rússia descobriu em setembro que uma ilha desapareceu do mapa, após comparação de imagens de satélite. A iniciativa era parte de um projeto escolar chamado RISKSAT, executado pelo Instituto de Aviação de Moscou.

A ilha de Mesyatsev era basicamente um iceberg e estava localizada na Terra de Francisco José, um arquipélago russo com 191 ilhas no Oceano Ártico. A hipótese é de que ela tenha se separado antes de 1985 da ilha Eva-Live, a qual era conectada, devido ao aquecimento global.

O local era importante para morsas terem seus filhotes, segundo Yevgeny Yermolov, chefe do departamento de preservação do patrimônio histórico e cultural do Parque Nacional Ártico Russo, disse ao site estatal de notícias TASS. No entanto, os animais tiveram que encontrar um novo lugar para se encontrar durante a temporada de reprodução. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em 2010, a Ilha Mesyatsev tinha uma área de superfície de cerca de 1,1 milhão de metros quadrados. Na data de 12 de agosto de 2025, os jovens verificaram que ela havia encolhido para apenas 30.000 m², se tornando 99,7% menor do que há 14 anos. Em 3 de setembro, as imagens revelaram que a ilha havia desaparecido completamente.

Veja também:

Fonte: Geosciences  

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*