Publicidade

É seguro visitar como turista um vulcão ainda ativo como o Etna, na Itália?

Por  | 

Compartilhe:
 Bernd Dittrich/Unsplash
Bernd Dittrich/Unsplash

É seguro visitar um vulcão ainda ativo como o Etna, na Itália? Por mais encantador que seja o cenário ao redor de um vulcão, é fundamental lembrar que se trata de uma estrutura geológica potencialmente perigosa. Um dos principais riscos é o de erupções repentinas, que, apesar de muitas vezes previstas com antecedência pelos vulcanologistas, ainda podem surpreender.

É necessário estar atento aos riscos, como o perigo da inalação de gases tóxicos, como dióxido de enxofre, que são liberados em maior quantidade durante períodos de atividade intensa.

Outro fator a ser considerado é a instabilidade do terreno nas proximidades do vulcão. Trilhas escorregadias, campos de lava recentes e formações rochosas frágeis exigem atenção redobrada. Lembrando que o terreno pode ser traiçoeiro e o clima nas partes mais altas muda bruscamente, o que aumenta os desafios para quem decide explorar.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Planejamento e do respeito às normas locais

A chave para uma visita segura a um vulcão ativo está no planejamento responsável. Procurar informações atualizadas sobre a situação do vulcão, entender os alertas das autoridades locais e respeitar todas as restrições de acesso são atitudes essenciais. Os especialistas também recomendam se cadastrar para receber alertas por SMS ao visitar parques nacionais.

Durante a erupção no Etna, por exemplo, o acesso às crateras centrais fica proibido, mas rotas alternativas são liberadas nas encostas mais baixas, permitindo que os turistas tenham uma experiência segura mesmo quando as áreas mais altas estão proibidas devido à atividade vulcânica.

Guia especializado

Outro ponto importante é contar com o apoio de guias especializados, que conhecem o comportamento do vulcão, os caminhos mais seguros e sabem agir diante de qualquer alteração no cenário. 

Então visitar um vulcão ativo pode ser seguro, desde que com responsabilidade. O risco zero não existe, e o visitante deve seguir todas as recomendações e respeitar os limites impostos pela natureza. Vários vulcões ao redor do mundo estão preparados para receber turistas de forma controlada.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO | Como a Inteligência Artificial pode prevenir ondas traiçoeiras

Fonte: BBC, U.S. Geological Survey (USGS)