Publicidade

Dia Mundial da Água: ONU conscientiza sobre preservação dos recursos hídricos

Por  | 

Compartilhe:
David Becker/Unsplash
David Becker/Unsplash

Neste sábado (22), celebra-se o Dia Mundial da Água, uma data estabelecida pela ONU para conscientizar sobre a importância da água doce e incentivar a gestão sustentável dos recursos hídricos. Em 2025, o foco da comemoração será a preservação das geleiras, fontes essenciais de água potável para bilhões de pessoas. Com o agravamento da crise hídrica global e os impactos das mudanças climáticas, é urgente agir para proteger esse bem precioso.

As geleiras funcionam como verdadeiras "torres d'água" naturais, armazenando cerca de 70% da água doce do planeta. Seu derretimento fornece água para consumo humano, agricultura, indústria e para a manutenção de ecossistemas. No entanto, devido ao aquecimento global, esse equilíbrio está ameaçado.

Por isso, a ONU declarou 2025 como o Ano Internacional da Preservação das Geleiras e aproveitou para proclamação do dia 21 de março de cada ano como o Dia Mundial das Geleiras, bem à véspera do Dia Mundial da Água.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento da Água 2025, “o derretimento acelerado das geleiras está tornando o ciclo da água mais imprevisível e extremo”. Isso significa que eventos climáticos severos, como enchentes, secas e deslizamentos de terra, estão se tornando cada vez mais comuns e destrutivos.

Relatório Mundial da ONU sobre a Água 2025

O Relatório Mundial da ONU sobre a Água 2025 (UN World Water Development Report 2025) destaca a necessidade urgente de reduzir drasticamente as emissões de carbono e implementar soluções sustentáveis para mitigar e adaptar-se às mudanças nos recursos hídricos congelados.

O documento também enfatiza a relação entre a conservação da criosfera e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente o ODS 6, que visa garantir água potável e saneamento para todos até 2030.

O papel da UNESCO e da OMM na preservação da água

A UNESCO e a Organização Meteorológica Mundial (OMM) lideram os esforços da ONU na proteção das geleiras e na gestão da água doce. Essas organizações promovem pesquisas, monitoramento e a cooperação internacional para garantir que as fontes de água sejam geridas de forma eficiente e sustentável.

O Programa Mundial de Avaliação da Água (WWAP), criado pela UNESCO, também desempenha um papel fundamental ao fornecer dados e ferramentas para formuladores de políticas e gestores hídricos ao redor do mundo.

Continua após a publicidade

As mudanças climáticas impactam diretamente os sistemas hidrológicos do planeta. O derretimento das geleiras altera a distribuição da água doce, afetando a disponibilidade desse recurso em diversas regiões. Em muitas áreas montanhosas, onde as geleiras são a principal fonte de água, comunidades inteiras podem enfrentar escassez hídrica nos próximos anos.

Soluções apontadas pela ONU

A ONU sugere redução das emissões de carbono para conter o aquecimento global, investimento em infraestrutura hídrica resiliente para captar e armazenar água de forma eficiente e adoção de políticas sustentáveis de gestão da água para conter a crise hídrica.

A organização também aproveita o Dia Mundial da Água para destacar que a proteção da água doce e das geleiras é uma responsabilidade coletiva. Pequenas mudanças no cotidiano podem ter grande impacto na conservação desse recurso essencial.

Continua após a publicidade

Leia também:

VÍDEO | POR QUE ÁGUA MINERAL TEM PRAZO DE VALIDADE?

Continua após a publicidade

Fonte: UNESCO, ONU

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*