Publicidade

DeepMind | Google e meteorologistas dos EUA unem-se para prever furacões com IA

Por  |  • 

Compartilhe:
Reprodução/NOAA
Reprodução/NOAA

A DeepMind, empresa de inteligência artificial do Google com sede em Londres, anunciou nesta quinta-feira (12) uma parceria com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) com o objetivo de otimizar a previsão de furacões. A colaboração utilizará o programa de IA da big tech para aprimorar as projeções de tempestades.

Os meteorologistas do governo norte-americano receberão uma versão aprimorada do modelo de previsão do tempo da DeepMind, capaz de acompanhar o desenvolvimento de uma tempestade por até 15 dias.

O objetivo é prever não apenas a trajetória do fenômeno climático, mas também sua intensidade, tornando os alertas mais precisos. Modelos anteriores de IA usados por meteorologistas não ofereciam esse nível de detalhamento.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Fim dos meteorologistas humanos?

Apesar dos avanços, a proposta do projeto não é substituir meteorologistas por inteligência artificial. O sistema será utilizado como uma ferramenta complementar, auxiliando os especialistas em suas análises.

Inicialmente, os cientistas do NHC usarão o sistema de IA em caráter experimental — o que, por si só, representa um marco. Será a primeira vez que a instituição contará com uma empresa de IA para aumentar a eficiência das previsões sobre tempestades mais destrutivas.

“Os meteorologistas especialistas do NHC agora estão visualizando previsões em tempo real de nossos modelos experimentais de IA, juntamente com outros modelos e observações baseados em física. Esperamos que esses dados possam ajudar a aprimorar as previsões do NHC e fornecer alertas mais precisos e antecipados para perigos associados a ciclones tropicais”, informou a DeepMind em comunicado.

Site interativo

A DeepMind também anunciou o lançamento de um site interativo chamado WeatherLab, que permitirá aos usuários comparar novas previsões de furacões com análises anteriores geradas por outros programas de IA, como o GraphCast e o GenCast.

Continua após a publicidade

“Os usuários do WeatherLab podem explorar e comparar as previsões de vários modelos baseados em IA e em física. Quando analisadas em conjunto, essas previsões podem ajudar agências meteorológicas e especialistas em serviços de emergência a antecipar melhor a trajetória e a intensidade de um ciclone”, destacou a companhia.

A empresa informou ainda que planeja disponibilizar o WeatherLab tanto para pesquisadores quanto para o público geral.

Leia mais: 

Continua após a publicidade

VÍDEO | TELHA SOLAR

Fonte: New York Times; DeepMind