Publicidade

Cratera considerada a mais antiga do mundo não surgiu de um impacto, diz estudo

Por| Editado por Patricia Gnipper | 12 de Março de 2021 às 15h15

Link copiado!

Cratera considerada a mais antiga do mundo não surgiu de um impacto, diz estudo
Cratera considerada a mais antiga do mundo não surgiu de um impacto, diz estudo

Uma cratera em Maniitsoq, Groenlândia, que mede mais de 100 quilômetros, por anos foi classificada como a cratera de impacto mais antiga do planeta. No entanto, segundo estudos recentes, o buraco chamado Archean Maniitsoq não é o resultado da queda de um meteorito, mas sim de reações naturais do solo da região. 

Pesquisadores internacionais da Universidade de Waterloo, do Canadá, analisaram a estrutura e encontraram algumas características que se distanciam da ideia de que a cratera foi criada a partir de um impacto. Foram feitas análises combinando o mapeamento de campo com dados de datação das rochas e com técnicas de análise química geológica.

O estudo mostrou, portanto, que a estrutura de mais de três bilhões de anos se trata do resultado dos mesmos processos geológicos que aconteceram ao seu redor. Chris Yakymchuk, pesquisador líder do estudo, conta que cristais de zircônia nas rochas funcionam como pequenas cápsulas do tempo, revelando quais foram os danos que teriam sido provocados pelo impacto de um meteorito. "Não encontramos nenhum dano neles", revela.

Continua após a publicidade

Além disso, diversas partes das rochas derreteram e foram recristalizadas na profundidade da Terra, processo que é chamado metamorfismo. Isso deveria ter acontecido quase que de forma instantânea após impacto, mas os pesquisadores contaram que aconteceu apenas 40 milhões de anos depois do que teria sido proposto anteriormente por outros cientistas. 

"Concluímos que as características são inconsistentes com o impacto de um meteorito", conta Yakymchuk. "Mesmo decepcionados que não estávamos trabalhando com uma estrutura formada pelo impacto de um meteorito no planeta há cerca de 3 bilhões de anos, a ciência está avançando no conhecimento através da descoberta e no entendimento de que a história antiga da Terra continua evoluindo", afirma. 

A primeira vez em que a possibilidade de a cratera ser o resultado de um impacto de bilhões de anos atrás aconteceu em 2012, mas desde o início ainda existiam algumas dúvidas sobre o processo da sua formação, o que acaba de ser comprovado.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Fonte: Phys.org, Science Alert