Publicidade

"Corredor de vento" derruba temperaturas no Brasil

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Rosy/BadHomburg/Germany/Pixabay
Rosy/BadHomburg/Germany/Pixabay

Desde a semana passada, as temperaturas estão caindo em partes do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com os termômetros pelo menos 5 °C mais baixos que a média para o mês de agosto, devido à junção do ciclone tropical e da massa de ar polar. Na madrugada desta terça-feira (13), alguns recordes de frio foram novamente quebrados, como no Rio de Janeiro.   

A cidade do Rio teve a madrugada mais fria do ano, sendo que esta foi a segunda menor temperatura registrada na capital na última década, como aponta o Sistema Alerta Rio, da prefeitura municipal. Em alguns locais, os termômetros marcaram 9,1 °C. A última vez que os cariocas enfrentaram um frio similar foi em 13 de junho de 2016, com 8,6 °C.

Em São Paulo, está em vigor estado de alerta devido às baixas temperaturas, desde quinta passada (8), decretado pela Defesa Civil Municipal. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), a temperatura média desta madrugada foi de 7,5 °C, com alguns termômetros registrando 1 °C, por volta das 4h, na região de Parelheiros-Marsilac. A menor média do ano é de domingo (11), com 6,9 °C.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

"O cenário [de frio] deve permanecer pelo menos até esta quarta-feira [14], com madrugada mais fria e temperaturas em elevação gradativa ao longo dos dias”, afirma Mayara Vilella, meteorologista do Sistema Alerta Rio, para a Agência Brasil.

Ciclone extratropical e massa de ar polar

As quedas de temperatura no Brasil estão associadas à formação de um ciclone extratropical em alto mar. “Embora o sistema não vá passar diretamente sobre nenhuma região brasileira, sua influência será significativa, especialmente nas áreas mais ao sul do país”, afirma o serviço de meteorologia Climatempo, em nota.

"A combinação da formação do ciclone em alto mar com a atuação de uma alta pressão sobre o Brasil, que dá origem à massa de ar polar, criará um verdadeiro ‘corredor de vento’”, complementa. Através do “corredor de vento”, as massas de ar frio vão se deslocar para diferentes partes do país, permitindo a marcação de recordes de frio até amanhã. 

Frio intenso no Sul

A situação é bastante fria também no Sul do país, como aponta o serviço de meteorologia MetSul. Algumas cidades já registraram geadas nesta madrugada e, para quarta, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novos avisos de geadas para toda a região.

Parte dos municípios registrou temperaturas mínimas próximas de 0 ºC. Entretanto, a situação é mais intensa na área dos Campos de Cima da Serra. Isso porque os termômetros registraram -1,8 ºC, com sensação térmica de -4 ºC.

Continua após a publicidade

Além do frio, uma forte ressaca do mar atinge o litoral do Rio Grande do Sul. As ondas altas estão associadas aos efeitos do ciclone extratropical.

Fonte: CGEAgência BrasilClimatempo, MetSul