Publicidade

Cientistas criam células animais que fazem fotossíntese

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Aoki et al, 2024/J-Stage
Aoki et al, 2024/J-Stage

Esqueça tudo o que você achou que sabia sobre biologia: cientistas da Universidade de Tóquio conseguiram criar células animais que fazem fotossíntese. A ideia por trás dessa novidade é avançar na produção de carne cultivada em laboratório.

Há alguns anos, a ciência flerta com a produção de carne em laboratório. A primeira fábrica foi inaugurada em Israel em 2021. Desde então, tem sido possível acompanhar as mudanças na carne cultivada em laboratório, como o ganho de gordura para ficar mais suculenta.

Mas atualmente, esse ramo já está tão avançado que existe até carne de laboratório para pets, aprovada no Reino Unido e tudo. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A grande questão é que existe um obstáculo no cultivo de tecido para a carne artificial, que é garantir o fornecimento de oxigênio para células densamente compactadas. E é aí que entra a utilidade desse inusitado método de fotossíntese.

Células animais fazem fotossíntese

O estudo argumenta que se parte da fotossíntese acontecesse em células animais, seria possível reduzir a quantidade de oxigênio consumida, reduzir a quantidade de açúcar ingerido e reduzir as emissões de dióxido de carbono.

Mas há um desafio a ser enfrentado: fazer com que as células animais aceitem os cloroplastos (estruturas celulares onde a fotossíntese acontece nas plantas). 

O que normalmente acontece é que as células animais reconhecem os cloroplastos como invasores. Então nesse novo estudo, a equipe buscou cloroplastos que pudessem sobreviver.

Depois de encontrar cloroplastos adequados, a tarefa passou a ser evitar que as células animais rejeitassem como um material estranho. Assim, a equipe conseguiu contornar a resposta imunológica que normalmente destrói os cloroplastos.

Ao incorporar cloroplastos, as células animais podem gerar seu próprio oxigênio se expostas à luz.

Continua após a publicidade

Aplicações médicas

Além de ajudar possivelmente na produção de carne em laboratório, as células animais que fazem fotossíntese também podem ter um impacto positivo em aplicações médicas que levariam oxigênio a órgãos específicos, como o coração. O que nos resta é esperar por futuros estudos. O estudo está publicado na J-Stage.