Publicidade

Cidade com foco de gripe aviária no Sul tem cerca de oito frangos por habitante

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Prefeitura de Montenegro
Divulgação/Prefeitura de Montenegro

A cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul, registrou, em 15 de maio, o primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o município gaúcho tem, em média, oito frangos por habitante.

Segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), conduzida pelo IBGE, Montenegro conta em 2023 com 534.807 galináceos — classificação pecuária que inclui desde galinhas poedeiras, criadas para a produção de ovos, até frangos de corte, destinados ao consumo de carne.

Essa quantidade equivale a cerca de 8,3 galináceos por habitante. De acordo com o Censo Demográfico de 2022, também do IBGE, a população do município era de 64.322 pessoas naquele ano.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Ranking de galináceos no RS

Apesar da alta proporção de aves por habitante, Montenegro não figura entre os municípios gaúchos com os maiores plantéis de galináceos, ocupando apenas a 102ª posição no ranking estadual. O Rio Grande do Sul tem, ao todo, 497 municípios.

De acordo com o IBGE, as três cidades com os maiores rebanhos de galinhas e frangos no estado são:

  • Marau: 5,6 milhões de galináceos (média de 124 por habitante);
  • Nova Bréscia: 5,4 milhões de galináceos (1.733 por habitante);
  • Westfália: 4,2 milhões de galináceos (1.355 por habitante).

Suspeita descartada em humano

Um trabalhador da granja onde foi detectado o foco da gripe aviária foi isolado e passou por exames após ter tido contato com aves infectadas e apresentar sintomas. A suspeita de infecção humana foi descartada após análises laboratoriais conduzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Outro foco de influenza aviária foi registrado no estado, em um zoológico localizado em Sapucaia do Sul. No entanto, nenhum caso suspeito da doença em humanos foi identificado no município.

Continua após a publicidade

Leia mais: 

VÍDEO | POR QUE O NARIZ ENTOPE QUANDO ESTAMOS GRIPADOS?

Continua após a publicidade

Fonte: IBGE