Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Calculadora de Pegada de Carbono permite que você calcule seu impacto no planeta

Por| Editado por Patricia Gnipper | 03 de Novembro de 2022 às 17h13

Link copiado!

colnihko/Envato
colnihko/Envato

Você sabe o que é a pegada de carbono? Este indicador é muito usado por cientistas para calcular os impactos ambientais decorrentes de atividades humanas ou na fabricação de algum produto. Para que cada pessoa possa estimar sua própria pegada de carbono, a National Geographic Brasil lançou uma calculadora em seu site, fornecendo o valor em toneladas de gás carbônico por ano de acordo com as respostas do usuário.

O conceito de pegada de carbono resume os impactos ambientais de uma atividade em termos da quantidade equivalente de gás carbônico que ela estaria liberando na atmosfera. Como ele é o maior contribuinte para o efeito estufa, outras substâncias geradas por estas atividades têm seu impacto convertido em toneladas de CO2 para facilitar sua quantificação e comparação.

Continua após a publicidade

Isso é muito útil para perceber os impactos de algo que não está explicitamente liberando os gases na atmosfera, como é o caso de um eletrodoméstico ligado em nossas casas ou na produção da carne que consumimos.

Como funciona a calculadora da pegada de carbono?

A calculadora de pegada de carbono elaborada pela National Geographic reúne nove perguntas sobre hábitos individuais e, de acordo com as respostas, soma uma quantidade de toneladas de dióxido de carbono emitidas por ano ao total do usuário.

As perguntas envolvem, por exemplo, eletrodomésticos utilizados, hábitos alimentares, meio de transporte mais usado.

Continua após a publicidade

É interessante notar a diferença gerada entre certas escolhas: de acordo com os cálculos, uma pessoa que come carne na maioria das refeições gera 1,6 tonelada de CO2 por ano a mais que uma pessoa vegana. Já alguém que anda principalmente de transporte público, emite 1,1 tonelada a menos que alguém que faz seus deslocamentos com carro próprio.

No final do processo, o site fornece uma comparação com a média nacional do país selecionado pelo usuário.

Continua após a publicidade

Campanha "O Que Você Faz Importa"

A calculadora da pegada de carbono da NatGeo faz parte da campanha O Que Você Faz Importa, que já fez uma ação para ajudar a preservar a Amazônia em setembro deste ano. A campanha foi lançada em 2020 e conta com diversas iniciativas e plataformas para conscientizar as pessoas sobre a importância de agir coletivamente em prol do planeta. 

Calcule a sua pegada de carbono!

Você pode calcular sua própria pegada de carbono através da ferramenta no site da National Geographic.

Continua após a publicidade

Além do resultado, o portal fornece dicas de como adotar melhores hábitos e reduzir o seu impacto no meio ambiente.