Baleias-jubarte integram seleta lista de animais que usam ferramentas
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela |

As baleias são verdadeiras estrategistas dos oceanos, e a inteligência desse grupo vai muito além do que a ciência imaginava. Com ajuda de drones, foi possível descobrir que as baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) criam uma “rede de bolhas” e manipulam essa “ferramenta” para caçar. Quando utilizam a técnica, capturam até sete vezes mais presas.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Macacos vistos com ferramentas incrivelmente parecidas às de ancestrais humanos
A detecção do uso dessa ferramenta, inventada por baleias, foi registrada pelos pesquisadores da Universidade do Havaí em Manoa e da Fundação Baleia do Alasca (AWF), nos EUA. Assim, elas passam a integrar a seleta lista de animais que usam ferramentas, como chimpanzés, polvos e golfinhos, na natureza.
Os detalhes altamente complexos da caçada promovida pelas jubartes foi detalhado em artigo publicado na revista Royal Society Open Science.
Baleias usam "ferramentas" para caçar
Sozinhas ou em grupo, as baleias-jubarte no sudeste do Alasca desenvolveram a ferramenta de caça conhecida como rede de bolhas. Confira no vídeo:
Inicialmente, elas mergulham perto de um grupo de krill (invertebrados parecidos com o camarão) ou peixes pequenos e começam a liberar rajadas de bolhas de ar, respeitando padrões, que atordoam as presas. Cada rajada forma um tipo de anel e, com as imagens aéreas, é possível ver que o momento de liberação é calculado.
Conforme as jubartes vão se aproximando, é como se a rede fosse se fechando e as presas vão sendo encurraladas. Assim, as baleias conseguem abocanhar uma grande quantidade de alimento em um único e poderoso ataque.
Quando a caça é grupal, a atividade ainda evidencia elevada inteligência social, já é necessária a comunicação e a cooperação entre elas.
5 Animais que usam ferramentas
“Muitos animais usam ferramentas para ajudá-los a encontrar comida”, comenta Lars Bejder, professor da universidade e coautor do estudo. No entanto, o especialista explica que “poucos [animais] realmente criam ou modificam essas ferramentas”.
Com a nova pesquisa, as baleias-jubarte passam a ser incluídas na seleta lista com os raros animais que "fabricam" e "manuseiam" suas próprias ferramentas para caça ou mesmo sobrevivência.
A seguir, confira alguns animais que têm essa capacidade:
- Golfinhos (gênero Tursiops): para “sondar” o fundo do mar e desenterrar presas, os golfinhos utilizam as esponjas-do-mar, que são encaixadas nos focinhos. É uma forma de proteção;
- Polvo-do-coco (Amphioctopus marginatus): as cascas de coco são usadas como abrigos e “tocas” por essa espécie de polvos, como já foi observado na Austrália. Eles podem continuar a carregar a ferramenta, mesmo quando não estão usando;
- Chimpanzés (gênero Pan): os primatas usam gravetos para extrair larvas da cas de árvores e, em alguns casos, para retirar o mel de colmeias;
- Corvo-da-nova-caledónia (Corvus moneduloides): de forma surpreendente, esses corvos conseguem usar o bico para "dobrar" galhos, folhas mais resistentes ou mesmo fios, formando uma espécie de gancho;
- Baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae): para melhorar os resultados da caça do krill, as jubartes criam uma forma de “rede de bolhas”, prendendo a presa. Assim, podem abocanhar uma porção muito maior de alimento.
Fonte: Royal Society Open Science, Universidade do Havaí em Manoa