Publicidade

Autoridades alertam: calor em SP e RJ deve piorar

Por  | 

Compartilhe:
 Ketut Subiyanto/Pexels
Ketut Subiyanto/Pexels

O calor em SP e Rj deve piorar! No último domingo (16), a Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta de calor intenso para todo o estado, com temperaturas capazes de chegar a 38°. Enquanto isso, o Sistema Alerta Rio indicou que essa semana pode bater o recorde de dia mais quente já registrado em fevereiro, que é 41,8°C, no ano de 2023.

A temperatura máxima em São Paulo deve atingir o seguinte:

  • 38°C na região de Itapeva e no Vale do Ribeira;
  • 36°C na Baixada Santista e nas regiões de São José dos Campos, Araçatuba, Marília e Presidente Prudente
  • 35°C no Litoral Norte e nas regiões de Bauru e Araraquara
  • 34°C no Vale do Paraíba e nas Regiões de Presidente Prudente, Barretos e Franca
  • 33°C na região metropolitana da capital paulista e nas regiões de Sorocaba e Campinas.
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A Defesa Civil orienta a ter atenção com idosos e crianças — ingerir bastante água e se proteger do sol. Outra orientação é que os animais de estimação também devem ser mantidos em locais com sombra e água fresca disponível.

Calor no RJ

O Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio) alerta que esta segunda-feira (17/02) e esta terça-feira (18/02) podem ser os dias mais quentes da semana.

O monitoramento de intensidade de calor feito pelo COR-Rio conta com uma classificação de cinco níveis de risco que variam conforme a temperatura e a umidade relativa do ar registradas na cidade. Antes, o sistema era com fases de níveis de calor de NC1 até NC5, mas o Prefeito Eduardo Paes pediu para que mudasse para C1 a C5 (Calor 1 a Calor 5).

A Prefeitura do Rio anunciou que, caso a cidade atinja o patamar Calor 4 no protocolo criado pela administração municipal, a população poderá contar com a abertura de 58 pontos de resfriamento (ou seja: áreas com sombra, pontos de hidratação e banheiros).

“Nós estamos no Calor 3 e temos uma probabilidade e possibilidade enorme de irmos para o calor 4 nesta semana. Provavelmente, nada indica pelas previsões de que a gente vá chegar no Calor 5”, disse Eduardo Paes, em entrevista coletiva para avaliação das condições climáticas e anúncio de medidas para a população.

Carnaval do Rio com muito calor

Continua após a publicidade

Segundo o prefeito, é recomendado muito cuidado diante do cenário de calor no carnaval do Rio

“A gente não quer controlar ninguém. O que a gente quer é que as pessoas tenham consciência do que está se passando, dos riscos, são preocupações que a própria população tem que tomar. Não vamos colocar um chip em cada cidadão”, afirmou Paes.

Dito isso, não se esqueça de se manter hidratado e protegido durante esse período de calor em SP e no RJ.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO | COMO ESTARÁ SUA CIDADE DAQUI A 60 ANOS?

Fonte: Agência Brasil (1, 2), Prefeitura do Rio

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*