4ª onda de frio do ano avança pelo Brasil; veja a previsão com chuva e geada
Por João Melo |

A quarta onda de frio de 2025 no Brasil — a segunda do inverno — avança pelo país a partir desta segunda-feira (30). A previsão indica que estados das regiões Sul, Centro-Oeste e Norte registrem queda nas temperaturas até sexta-feira (4).
- Como meteorologistas sabem qual é a intensidade da chuva?
- O que é 'mínima invertida'? Entenda o fenômeno comum na passagem de frente fria
- Céu embaçado | Qual é a diferença entre nevoeiro, neblina e névoa?
A circulação de ventos sobre a América do Sul não deve permitir a chegada da nova frente fria ao Sudeste. Com isso, apenas as noites e as primeiras horas do dia devem apresentar temperaturas mais amenas na região.
Apesar de ser continental — com o ar polar avançando sobre parte do interior do país —, esta nova onda de frio não deve ter a mesma abrangência nem a intensidade das duas últimas massas de ar gelado que impactaram os termômetros de diversas cidades brasileiras.
Baixas temperaturas no Sul
Grande parte do Rio Grande do Sul terá um início de semana gelado, com queda mais acentuada das temperaturas no fim do dia. Dados meteorológicos do Climatempo indicam possibilidade de geada no oeste do estado e na região da Campanha.
No Paraná, além do declínio das temperaturas, há alto risco de temporais, especialmente em Curitiba, no centro-leste e no litoral. A previsão é de chuva forte com rajadas de vento nos primeiros dias da semana.
A queda nos termômetros também deve ser acompanhada de tempo nublado e pancadas de chuva em Santa Catarina, sobretudo no Vale do Itajaí e no norte do estado.
Em Porto Alegre (RS), o maior alerta de frio é para terça-feira (1), com previsão de mínima de 2 °C e máxima de 11 °C. Já Curitiba (PR) deve enfrentar o dia mais frio da semana na quarta-feira (2), com mínima 6 °C e máxima de 7 °C. No mesmo dia, Florianópolis (SC) terá mínima de 8 °C e máxima de 15 °C.
Centro-Oeste e Norte no radar do frio
No Centro-Oeste, o avanço da frente fria provoca aumento dos ventos no sul e oeste de Mato Grosso, assim como no extremo sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul. Previsões do Climatempo dão conta de que Cuiabá (MT) deve registrar mínima de 14 °C e máxima de 20 °C já na terça-feira (1), enquanto Campo Grande (MS) terá mínima de 10 °C e máxima de 19 °C.
Na região Norte, Rondônia, Acre e o sul do Amazonas devem apresentar temperaturas abaixo da média climática da região. Em Porto Velho (RO), as mínimas devem variar entre 18 °C e 19 °C até sexta-feira, enquanto em Rio Branco (AC) os termômetros podem marcar até 15 °C entre terça-feira e sexta-feira.
Leia mais:
- Quão grande um floco de neve consegue ficar na natureza?
- Neve, chuva congelada ou geada? Conheça diferença entre os fenômenos de inverno
- Como se formam os padrões geométricos dos flocos de neve?
VÍDEO | É POSSÍVEL SENTIR O CHEIRO DA CHUVA ANTES QUE ELA CHEGUE?
Fonte: Climatempo