Seu Mac está lento? Confira 7 dicas para resolver este problema
Por Thiago Furquim • Editado por Bruno Salutes |

É normal que, após algum tempo de uso, um dispositivo comece a enfrentar alguns problemas. Se você começou a notar que o seu Mac está lento, podem existir diversos motivos que estão contribuindo para a queda de desempenho do computador.
Coisas como arquivos desnecessários em excesso, apps rodando em segundo plano e alto consumo da memória RAM podem causar sobrecarga no sistema operacional. Para resolver isso, preparamos dicas importantes para você economizar tempo e devolver a rapidez ao seu Macbook.
1. Apague arquivos e pastas desnecessários
O acúmulo desnecessário de arquivos e pastas pode não ser um problema caso haja muito espaço de sobra em seu dispositivo. Porém, se o Mac estiver chegando próximo de ficar sem espaço livre, isso acaba tendo desdobramentos no processamento do computador, deixando-o lento.
Por isso, recomendamos dar uma geral em suas pastas, mover arquivos para um dispositivo externo — ou serviço de nuvem — e excluir o que for desnecessário. Lembre-se de configurar sua lixeira para esvaziar automaticamente.
2. Apague a memória cache
Cache e arquivos temporários também podem se acumular sem que o usuário perceba. Estes arquivos ficam temporariamente salvos para aumentar a velocidade de processamento de dados. Por exemplo, o Safari salva arquivos em cache para acelerar o carregamento de sites que você já visitou.
O problema é que esses arquivos podem consumir progressivamente o espaço do seu armazenamento de disco, e você já sabe o que isso significa, não é mesmo?
Para excluir o cache e arquivos temporários, acesse o "Finder" > "Ir", segure o botão ⌥ Option e clique em "Biblioteca" > "Caches". Você pode selecionar todos e removê-los.
3. Verifique a capacidade de memória RAM
Softwares de edição gráfica e jogos mais pesados, por exemplo, podem consumir espaço da memória RAM - principalmente se utilizados em conjunto com outros aplicativos. Isso pode deixar seu Mac mais lento, com dificuldade de processar a informação de todos os aplicativos abertos.
Um dos procedimentos recorrentes para limpar a memória do computador é realizar a redefinição do PRAM. Essa função é responsável pelo acesso rápido a recursos do dispositivo e está frequentemente associado a problemas de lentidão.
Para ver a quantidade de memória RAM do seu Mac, clique no menu superior "Apple" > "Sobre Este Mac". No painel "Visão Geral", consulte a capacidade disponível.
4. Gerencie aplicativos em segundo plano
Ainda que estejam fechados, alguns aplicativos são programados para rodar em segundo plano no Mac. Para saber exatamente o que acontece no seu computador, o aplicativo "Monitor de Atividades" mostra em tempo real quais programas que estão demandando recursos do sistema.
Para abrir o gerenciador, clique no menu "Finder" > "Ir" > "Utilitários" e clique no app "Monitor de Atividades". Certifique-se do que é realmente necessário rodar em segundo plano e remova o que estiver apenas consumindo recurso. Isso alivia a pressão do sistema operacional pode normalizar o seu desempenho.
5. Escolha quais programas devem ser iniciados com o sistema
Se o seu computador tem demorado mais do que de costume para carregar completamente o sistema operacional, é bem provável que o problema aqui seja a quantidade de aplicativos iniciados com o sistema. É importante verificar isso constantemente e desativar o início automático daquilo que não é necessário Para fazer isso, acesse "Preferências do Sistema" > "Usuários e Grupos" e clique na aba"Itens de início".
Confira tudo que está marcado para iniciar com o sistema e remova o que julgar desnecessário. Lembre-se que quanto menos itens estiverem ali, maior será o tempo de arranque da sua máquina.
6. Redefina o SMC
O Controlador de Gestão do Sistema, ou SMC, é um chip presente em computadores da Apple responsável pela gestão de temperatura do hardware. Ele determina o nível de velocidade das ventoinhas, energia oriunda da fonte de alimentação, bateria e outros recursos fundamentais para o funicionamento adequado do macOS.
É comum que o SMC deixe de funcionar corretamente no Mac, causando problemas como lentidão ao abrir apps, desligar ou iniciar o computador e alta velocidade das ventoinhas, Outros problemas incluem:
- Mau funcionamento da luz de fundo do teclado
- Travamentos momentâneos do trackapd
- Aumento anormal da temperatura do computador
Para resolver esse problema, confira nossa matéria completa sobre como redefinir o SMC do Mac. Você saberá mais sobre esse recurso e como normalizar seu funcionamento no computador — de mesa ou um notebook.
7. Atualize o seu sistema operacional e aplicativos
Manter o sistema operacional atualizado pode ser algo bem útil para extrair sempre o melhor do seu computador. Isso porque as novas versões trazem recursos aprimorados e, de modo geral, deve sempre funcionar melhor se comparada com uma versão mais antiga.
Da mesma forma, mantenha sempre seus aplicativos atualizados. Cada nova versão apresenta melhorias de estabilidade e menor impacto do consumo de recursos do computador. Se o aplicativo for da App Store, basta abrir o aplicativo e acessar a aba "Atualizações". Mas se você baixou fora da loja oficial da Apple, consulte o desenvolvedor.
Para atualizar o macOS, acesse "Preferências do Sistema" > "Atualização de Software". Clique na opção "Manter o Mac atualizado automaticamente" para não perder nenhuma novidade.