Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Seu Mac está lento? Confira 7 dicas para resolver este problema

Por| Editado por Bruno Salutes | 03 de Fevereiro de 2022 às 10h25

Link copiado!

Thiago Furquim (Captura de tela)/ Envato
Thiago Furquim (Captura de tela)/ Envato

É normal que, após algum tempo de uso, um dispositivo comece a enfrentar alguns problemas. Se você começou a notar que o seu Mac está lento, podem existir diversos motivos que estão contribuindo para a queda de desempenho do computador.

Coisas como arquivos desnecessários em excesso, apps rodando em segundo plano e alto consumo da memória RAM podem causar sobrecarga no sistema operacional. Para resolver isso, preparamos dicas importantes para você economizar tempo e devolver a rapidez ao seu Macbook.

1. Apague arquivos e pastas desnecessários

Continua após a publicidade

O acúmulo desnecessário de arquivos e pastas pode não ser um problema caso haja muito espaço de sobra em seu dispositivo. Porém, se o Mac estiver chegando próximo de ficar sem espaço livre, isso acaba tendo desdobramentos no processamento do computador, deixando-o lento.

Por isso, recomendamos dar uma geral em suas pastas, mover arquivos para um dispositivo externo — ou serviço de nuvem — e excluir o que for desnecessário. Lembre-se de configurar sua lixeira para esvaziar automaticamente.

2. Apague a memória cache

Continua após a publicidade

Cache e arquivos temporários também podem se acumular sem que o usuário perceba. Estes arquivos ficam temporariamente salvos para aumentar a velocidade de processamento de dados. Por exemplo, o Safari salva arquivos em cache para acelerar o carregamento de sites que você já visitou.

O problema é que esses arquivos podem consumir progressivamente o espaço do seu armazenamento de disco, e você já sabe o que isso significa, não é mesmo?

Para excluir o cache e arquivos temporários, acesse o "Finder" > "Ir", segure o botão ⌥ Option e clique em "Biblioteca" > "Caches". Você pode selecionar todos e removê-los.

Continua após a publicidade

3. Verifique a capacidade de memória RAM

Softwares de edição gráfica e jogos mais pesados, por exemplo, podem consumir espaço da memória RAM - principalmente se utilizados em conjunto com outros aplicativos. Isso pode deixar seu Mac mais lento, com dificuldade de processar a informação de todos os aplicativos abertos.

Um dos procedimentos recorrentes para limpar a memória do computador é realizar a redefinição do PRAM. Essa função é responsável pelo acesso rápido a recursos do dispositivo e está frequentemente associado a problemas de lentidão.

Para ver a quantidade de memória RAM do seu Mac, clique no menu superior "Apple" > "Sobre Este Mac". No painel "Visão Geral", consulte a capacidade disponível.

Continua após a publicidade

4. Gerencie aplicativos em segundo plano

Ainda que estejam fechados, alguns aplicativos são programados para rodar em segundo plano no Mac. Para saber exatamente o que acontece no seu computador, o aplicativo "Monitor de Atividades" mostra em tempo real quais programas que estão demandando recursos do sistema.

Para abrir o gerenciador, clique no menu "Finder" > "Ir" > "Utilitários" e clique no app "Monitor de Atividades". Certifique-se do que é realmente necessário rodar em segundo plano e remova o que estiver apenas consumindo recurso. Isso alivia a pressão do sistema operacional pode normalizar o seu desempenho.

Continua após a publicidade

5. Escolha quais programas devem ser iniciados com o sistema

Se o seu computador tem demorado mais do que de costume para carregar completamente o sistema operacional, é bem provável que o problema aqui seja a quantidade de aplicativos iniciados com o sistema. É importante verificar isso constantemente e desativar o início automático daquilo que não é necessário Para fazer isso, acesse "Preferências do Sistema" > "Usuários e Grupos" e clique na aba"Itens de início".

Confira tudo que está marcado para iniciar com o sistema e remova o que julgar desnecessário. Lembre-se que quanto menos itens estiverem ali, maior será o tempo de arranque da sua máquina.

Continua após a publicidade

6. Redefina o SMC

O Controlador de Gestão do Sistema, ou SMC, é um chip presente em computadores da Apple responsável pela gestão de temperatura do hardware. Ele determina o nível de velocidade das ventoinhas, energia oriunda da fonte de alimentação, bateria e outros recursos fundamentais para o funicionamento adequado do macOS.

É comum que o SMC deixe de funcionar corretamente no Mac, causando problemas como lentidão ao abrir apps, desligar ou iniciar o computador e alta velocidade das ventoinhas, Outros problemas incluem:

Continua após a publicidade
  • Mau funcionamento da luz de fundo do teclado
  • Travamentos momentâneos do trackapd
  • Aumento anormal da temperatura do computador

Para resolver esse problema, confira nossa matéria completa sobre como redefinir o SMC do Mac. Você saberá mais sobre esse recurso e como normalizar seu funcionamento no computador — de mesa ou um notebook.

7. Atualize o seu sistema operacional e aplicativos

Manter o sistema operacional atualizado pode ser algo bem útil para extrair sempre o melhor do seu computador. Isso porque as novas versões trazem recursos aprimorados e, de modo geral, deve sempre funcionar melhor se comparada com uma versão mais antiga.

Continua após a publicidade

Da mesma forma, mantenha sempre seus aplicativos atualizados. Cada nova versão apresenta melhorias de estabilidade e menor impacto do consumo de recursos do computador. Se o aplicativo for da App Store, basta abrir o aplicativo e acessar a aba "Atualizações". Mas se você baixou fora da loja oficial da Apple, consulte o desenvolvedor.

Para atualizar o macOS, acesse "Preferências do Sistema" > "Atualização de Software". Clique na opção "Manter o Mac atualizado automaticamente" para não perder nenhuma novidade.