macOS Ventura é apresentado com foco em produtividade e multitarefas

macOS Ventura é apresentado com foco em produtividade e multitarefas

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Junho de 2022 às 17h00
Reprodução/Apple

Nesta segunda (6), a Apple apresentou o macOS Ventura, seu próximo sistema operacional para computadores e notebooks. Focado em produtividade e multitarefas, a grande atualização introduziu o “Stage Manager” que, similar à Visão de Tarefas do Windows, deixa múltiplas janelas e programas ao alcance do clique.

O Stage Manager realoca todas as janelas abertas no computador numa coluna à esquerda de forma automática, deixando ao centro somente o programa ativo em primeiro plano. O recurso busca incrementar a produtividade quando há muitos apps abertos ao mesmo tempo, numa alternativa ao tradicional “minimizar janela”.

O macOS Ventura terá foco em produtividade e multitarefas (Imagem: Reprodução/Apple)

Com o Stage Manager dá para puxar programas exatamente como foram deixados, inclusive com as janelas com que eles estavam agrupados. A coluna lateral também será interativa, suportando o “arrastar e solta” de arquivos para qualquer app que esteja aberto em segundo plano.

O Spotlight, a ferramenta de pesquisa do macOS, também foi reforçado: buscas pelo sistema entregam prévias dos resultados com agilidade, incluindo conteúdo encontrado em serviços da Apple e informações da internet.

Melhorias no Mail

Com proposta semelhante, o app Mail do macOS Ventura foi aprimorado. A ferramenta de pesquisa do app é mais rápida ao entregar sugestões de destinatário e poderá desfazer envios feitos instantes antes, num modelo semelhante ao que Gmail faz há anos.

Integração com iPhones

Videochamadas feitas no macOS Ventura poderão utilizar a câmera de um iPhone compatível (iPhone XR ou mais recente), em vez da webcam integrada ao computador. A adição funciona totalmente sem fio, sem exigir ajustes adicionais, e pode ficar ainda melhor com um suporte magnético da empresa (vendido separadamente), que permite acoplar o aparelho ao topo do monitor.

A integração do macOS Ventura com o iPhone possibilitará videochamadas com a câmera do celular, sem fio ou ajustes extras (Imagem: Reprodução/Apple)

Quando lança o macOS Ventura?

Por enquanto, o macOS Ventura não tem data exata de lançamento, mas os testes com o sistema operacional começam hoje (6). Desenvolvedores inscritos no Apple Developer Program podem acessar a versão experimental do SO a partir do site oficial do programa.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.