Publicidade

macOS 10.15 ganha recursos e se aproxima do iOS

Por| 23 de Abril de 2019 às 15h26

Link copiado!

macOS 10.15 ganha recursos e se aproxima do iOS
macOS 10.15 ganha recursos e se aproxima do iOS
Tudo sobre Apple

A Apple está trabalhando para aproximar o Mac e o iOS com a introdução do MacOS 10.15 e iOS 13. É possível que o aplicativo Siri Shortcuts, o Screen Time e outros recursos sejam revelados para o Mac durante a conferência Worldwide Developers, em junho.

De acordo com pessoas envolvidas com o desenvolvimento do macOS 10.15 — que vem sendo trabalhado há pelo menos dois anos — a nova versão incluirá suporte para o Siri Shortcuts, um recurso introduzido no iOS 12 que permite aos usuários criarem atalhos de voz personalizados para ações no sistema. No iOS, inclusive, o aplicativo não é fornecido nativamente — os usuários precisam baixá-lo na App Store. É possível que o mesmo seja verdade para o macOS; os usuários farão o download de uma versão de atalhos do Marzipan da Mac App Store.

O suporte ao recurso no macOS é importante para que os desenvolvedores de aplicativos do iPad possam transportar com mais facilidade seus apps para o Mac, com o novo SDK sendo disponibilizado no WWDC. Segundo fontes, apenas os aplicativos do Marzipan poderão, de início, tirar proveito do suporte ao Shortcuts no macOS. Engenheiros também estão trabalhando para trazer o assistente nos desktops da Maçã para mais perto do seu homólogo dos dispositivos móveis, portando recursos como a capacidade de ajustar temporizadores e alarmes e perguntar sobre a qualidade do ar, atualmente indisponível no Mac.

Continua após a publicidade

Screen Time também chega

Outro importante recurso do iOS 12 que chega ao Mac com o macOS 10.15 é o Screen Time. O recurso permite que os usuários vejam quanto tempo gastam em aplicativos e limitem o tempo que pode ser gasto em um programa ou uma categoria específica de aplicações, como mídias sociais, por exemplo. Os pais também podem usar o Screen Time para definir limites de tempo para seus filhos. Este programa funcionará no Mac exatamente como no iOS.

Haverá um novo painel em 'Preferências do Sistema' para configurar o recurso. Quando o limite de tempo de um aplicativo for excedido, uma sobreposição será exibida, permitindo que o usuário feche o aplicativo ou desbloqueie o aplicativo com um código de acesso.

Continua após a publicidade

A Apple também está trabalhando para trazer um novo painel de gerenciamento do ID da Apple para as Preferências do Sistema, incluindo um melhor suporte para configurar o Compartilhamento em Família, semelhante ao que está atualmente disponível no aplicativo Configurações do iOS. Outro recurso do sistema operacional mobile que chega ao Mac com o macOS 10.15 são os efeitos do iMessage, como confetes, lasers, fogos de artifício e outros.

O macOS 10.15 deve ser anunciado durante o WWDC, que começa em 3 de junho, e lançado como beta para desenvolvedores no mesmo dia. A versão final para os consumidores deve estar disponível no final de setembro ou outubro.

Fonte: 9to5Mac