Formatando seu Mac: saiba como proceder com o clean install do Mountain Lion

Por Luciana Zaramela

Seu Mac já está pedindo para ser formatado? Perca o medo e deixe a preguiça de lado: formate seu sistema com a última versão do OS X, o Mountain Lion, mesmo se você já tiver comprado sua licença. Se seu computador começou a apresentar os primeiros sinais de "cansaço" ou está cheio demais, parta para uma instalação limpa e livre de resquícios.

Upgrade versus Clean Install

Quando o Mountain Lion foi lançado, muitos usuários optaram por fazer apenas o upgrade do sistema, isto é, não formataram o computador para instalar o SO novo. A vantagem deste tipo de instalação é a comodidade e praticidade que, além de tudo, mantém todos os arquivos, como fotos, músicas, documentos e itens de sistema no lugar, sem, é claro, perder os programas que já estavam instalados no Lion.

A desvantagem deste método é que ele apenas atualiza o sistema operacional. Os dados já existentes (sendo danificados ou não) continuam mantidos no computador. Para quem tem pouco tempo ou prefere ser prático, é uma boa solução.

Mas nada é melhor que instalar um sistema operacional do zero, em um disco formatado (ou recém-adquirido), pronto para receber os primeiros arquivos, sem rastros de um sistema anterior. Este método de instalação, ou clean install, é o mais indicado para quem quer extrair o máximo em performance da máquina, mas tem apenas uma desvantagem: demora um pouco mais e não mantém nenhum arquivo do computador.

Primeira vez com o Mountain Lion?

Se você nunca baixou o Mountain Lion, deve verificar se seu computador enquadra-se na lista abaixo para suportar o sistema:

  • iMac (Mid 2007 ou mais recente)
  • MacBook (Late 2008 Aluminum, ou Early 2009 ou mais recente)
  • MacBook Pro (Mid/Late 2007 ou mais recente)
  • MacBook Air (Late 2008 ou mais recente)
  • Mac mini (Early 2009 ou mais recente)
  • Mac Pro (Early 2008 ou mais recente)

O próximo passo é prosseguir até a Mac App Store e baixá-lo. O sistema custa apenas US$ 19,99 (R$ 40) e é um dos mais estáveis lançados pela Apple até hoje. Ao terminar de baixar o Mountain Lion, uma janela surgirá na tela pedindo para que você reinicie o sistema. Não faça isso agora – você ainda pode fazer uma cópia de seu sistema em um pen drive de 8 GB, e é disso que vamos falar mais adiante.

Para quem já conhece e já instalou o Mountain Lion

Muitas pessoas já fizeram o upgrade do sistema e, depois de algum tempo, algumas dúvidas surgiram. Será que é possível instalar o sistema em outro Mac? E se você resolver formatar seu Mac, como fará pra instalar novamente o Mountain Lion já comprado no disco rígido? Suponhamos que você tenha um MacBook, mas gostaria de instalar o Snow Leopard também no seu iMac. Sabe como proceder?

Essas e outras dúvidas relacionadas à instalação do Mountain Lion serão resolvidas ainda neste tutorial.

Mountain Lion Mac OSX

Encontrando o instalador do sistema

Depois que você compra o OS X Mountain Lion pela App Store, o instalador do sistema operacional desaparece do computador assim que o software é instalado. Mas, se você comprar e não instalar, esse arquivo fica armazenado na pasta /Applications/ de seu Mac. É a partir daí que as perguntas feitas anteriormente começam a ter resposta: é possível, sim, salvar esse instalador em um pendrive e carregar uma unidade física de instalação do Mountain Lion com você. Afinal, você pagou pelo sistema.

Obs. 1: se você baixou o sistema pela primeira vez, espere antes de instalá-lo no computador; aguarde o final do download, vá até a pasta Applications e encontre um arquivo intitulado "Install OS X Mountain Lion". Segure a tecla Option e arraste-o para seu Desktop ou outra pasta de sua preferência. Mantenha-o lá.

Obs. 2: se você já instalou o OS no seu Mac e agora deseja criar um pendrive com o instalador para ter o sistema em outro Mac, terá de ir até a Mac App Store e refazer o download. Basta clicar nos seus itens comprados segurando a tecla Option. Localize na lista o "OS X Mountain Lion" e clique no botão "Instalar" para refazer o download. Feito isso, o instalador estará novamente localizado dentro da pasta Applications, intitulado "Install OS X Mountain Lion".

Depois de localizar o arquivo, o processo é bastante simples.

Criando seu pendrive bootável com o OS X Mountain Lion

Agora que você tem o arquivo do instalador, basta transferi-lo para uma unidade USB removível. O mais indicado é um pendrive de 8GB e alguns minutos de seu precioso tempo. Todo o processo leva, em média, meia hora até ser totalmente concluído, mas você pode deixar o computador fazer 90% da tarefa sozinho. Lembre-se de usar o Time Machine/Máquina do Tempo ou de criar um backup precioso de seus dados!

Os passos a seguir são simples:

  1. Separe o arquivo da cópia de seu Mountain Lion;
  2. Pressione a tecla Control e selecione a opção Show Package Contents/Exibir conteúdo do pacote;
  3. Clique em Contents/Conteúdo > SharedSupport/SuporteCompartilhado;
  4. Segure a tecla Option e arraste o arquivo InstallESD.dmg para o Desktop;
  5. Agora abra o Disk Utility, que fica dentro da pasta Applications/Aplicações;
  6. Arraste o INstallESD.dmg do Desktop para a coluna da esquerda no Disk Utility;
  7. Clique duas vezes sobre o ícone do InstallESD.dmg no Desktop e aguarde a verificação – o Mac OS X Install ESD deve aparecer (montado) logo abaixo do .dmg no Disk Utility;
  8. Conecte seu pendrive no computador e selecione-o no Disk Utility;
  9. Clique na aba 'Partition' (Partição). Selecione '1' para o Partition Layout/Layout de Partição e a opção 'Mac OS Extended (Journaled)' sob o menu Partition Information/Informações de Partição, em Format/Formato, conforme ilustra a imagem abaixo:

    Clean Install 1 - Pendrive Bootavel OS X

  10. Selecione Options/Opções e depois GUID Partition Table/Tabela de Partições GUID para que seu pendrive se torne um disco bootável;
  11. Ainda no Disk Utility, clique no ícone relativo ao pendrive, na coluna da esquerda, e selecione a aba Restore/Restaurar;
  12. Arraste o arquivo Mac OS X Install ESD até o campo Source/Origem e o recém-formatado disco USB para o campo Destination/Destino;

    Clean Install 2 - Pendrive Bootavel OS X

  13. Clique em Restore/Restaurar e clique em Erase/Apagar na caixa de diálogo para prosseguir.

A partir de agora, o processo levará cerca de meia hora para se completar.

Com o pendrive bootável em mãos...

É hora de instalar o novo sistema em outro Mac! Ou formatar o atual, se essa for a intenção, com o mesmo sistema operacional. Inicie/reinicie o Mac que irá receber o Mountain Lion com o pendrive bootável já inserido em uma de suas portas USB e mantenha pressionada a tecla Option. Durante a inicialização, você terá a opção de escolher fazer o boot a partir do pendrive ou unidade USB.

Assim que o Mac reiniciar, você terá um sistema operacional novinho em folha para trabalhar e instalar seus programas favoritos.

About this Mac

Mountain Lion novinho em folha!

Feito isso, você poderá:

  • Restaurar seus dados a partir do Time Machine/Máquina do Tempo;
  • Reinstalar uma novae cópia do OS X e instalar seus arquivos do zero;
  • Obter ajuda online direto do site da Apple;

Argumento inválido e falha na restauração

Pode ser que, durante o processo, você se depare com a seguinte mensagem: "Could not restore – Invalid argument" (Não foi possível restaurar – argumento inválido). Certifique-se que seguiu todos os passos corretamente e tente mais uma vez. Você provavelmente confundiu a origem e o destino do envio do arquivo.

Outra dica é desmontar as imagens de disco criadas no desktop para que seu pendrive bootável seja criado normalmente. Se as imagens estiverem montadas no desktop, uma mensagem com os dizeres "Restore failure: Could not restore" (Falha na restauração – não foi possível restaurar) aparecerá assim que você clicar em Erase/Apagar.

Conseguiu efetuar normalmente o clean install do Mountain Lion? Conte para a gente nos comentários!