Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como transformar um Mac ou PC antigo em um Chromebook

Por| Editado por Bruno Salutes | 23 de Abril de 2022 às 18h00

Link copiado!

Divulgação/HP
Divulgação/HP

Um computador muito antigo pode não ser útil até para trabalhos mais simples, como processamento de texto ou para lidar com aplicações leves. No entanto, o Google inventou uma maneira de reaproveitá-lo pelo seu sistema operacional que transforma um Mac ou PC antigo em um Chromebook.

Já falamos aqui no Canaltech como atualizar um Mac antigo, mas a solução do Google é ainda mais prática. O Chrome OS Flex é um sistema bastante leve e criado para dar uma nova vida a computadores ultrapassados, contando os principais e mais conhecidos recursos do Chrome. Assim, você não abre mão de uma produtividade no ecossistema do Google e seu computador voltará a ter um ótimo desempenho.

Requisitos mínimos

Continua após a publicidade

Se você ainda utiliza o sistema operacional do seu computador, macOS ou Windows, o OS Flex oferece a possibilidade de dual boot. Assim, você pode optar por inicializar o sistema do Google ou o padrão do seu dispositivo. Os requisitos mínimos do sistema são:

  • Processador Intel ou AMD x86-64-bits;
  • Memória RAM com 4 GB;
  • Armazenamento interno com 16 GB;
  • Acesso à BIOS;
  • Um computador com Windows, macOS ou Chrome OS para configurar um pendrive bootável.

Lembre-se de que o Chrome Flex OS ainda está em desenvolvimento, então espere por instabilidades e travamentos ocasionais. Ainda que não interfira na usabilidade, visto que o desempenho é bastante agradável, alguns bugs podem aparecer com o uso contínuo. Além disso, não espere por um sistema operacional igual ao Chrome OS, presente no Chromebook, visto que apps do Android não são compatíveis.

Restrições do sistema

Continua após a publicidade

Existem algumas funções do seu computador que podem não funcionar corretamente no Chrome OS Flex, como os leitores de CD e DVD, reconhecimento facial, tela touch ou caneta stylus, recursos do Thunderbolt e leitor de impressão digital. Porém, é possível que o Google adicione cada vez mais novos recursos e aumente a compatibilidade do sistema para essas e outras funcionalidades.

Como instalar

Antes de começar a instalação, certifique-se de obter uma unidade flash USB com 8 GB ou maior. Depois, cadastre-se no site do Google Entrerprise para receber o Flex OS gratuitamente. A seguir, siga as orientações abaixo:

  1. Entre na Chrome Web Store e busque pela extensão "Utilitário de recuperação do Chromebook";
  2. Clique em "Usar no Chrome" para instalar no navegador;
  3. Abra as extensões no Google Chrome pelo botão da peça de quebra-cabeça (no canto superior direito da tela);
  4. Clique em "Utilitário de recuperação do Chromebook" e selecione a opção "Primeiros Passo";
  5. Em "Selecione um modelo na lista", escolha o "Google Chrome OS Flex" e, na opção de produto, opte por “Chrome OS Flex (Developer-Unstable)”;
  6. Clique em "Continuar" e insira um pendrive ou unidade flash na porta USB do seu computador. Depois, selecione-o e clique em "Continuar";
  7. Nessa etapa, todos os dados da unidade flash USB serão apagados. Então, clique em "Criar Agora" e aguarde enquanto a extensão cria um pendrive bootável com o OS Flex embutido;
  8. Assim que terminar, reinicie o computador. Em seguida, acesse a BIOS do sistema (consulte o método de entrada da sua placa-mãe) ou pressione a tecla ⌥ Option no Mac;
  9. Na BIOS, vá até a opção "Boot", modifique a ordem e coloque o pendrive no topo da lista. Depois, salve as configurações e reinicie o computador. No Mac, basta selecionar o pendrive bootável e pressionar a tecla Return.
Continua após a publicidade

Pronto! Siga as instruções na tela para instalar o Chrome OS Flex no seu computador. Você também pode optar por usar o sistema operacional pelo pendrive, sem precisar instalar antes, para testar as suas funções.