Como desinstalar programas no macOS

Como desinstalar programas no macOS

Por Lucas Wetten | Editado por Guadalupe Carniel | 13 de Janeiro de 2022 às 13h50
Foto: Moritz Kindler (Unsplash)

Diferentemente do sistema Windows, grande parte dos programas, aplicativos e softwares instalados no macOS podem ser facilmente desinstalados e apagados quando necessário, sem maiores burocracias ou problemas e, o mais importante, de forma completamente segura.

Conheça abaixo quatro formas diferentes para desinstalar e apagar programas, softwares e aplicativos do seu Mac:

1. No Launchpad

Abra o Launchpad do seu Mac e localize o aplicativo que deseja apagar. Clique e mantenha pressionado o clique sobre o ícone do app, até que todos os ícones da tela comecem a tremer e um "X" apareça no canto superior direito de cada um deles. Clique no ícone de "X" para desinstalar o aplicativo em questão.

Importante frisar que apenas aplicativos baixados da App Store do macOS podem ser desinstalados por este método. Para programas baixados por fora da loja oficial de aplicativos do Mac, ou seja, baixados diretamente pelo seu navegador, confira os outros três métodos a seguir.

Desinstale programas, softwares e aplicativos pelo Launchpad do seu Mac (Captura de tela: Lucas Wetten)

2. Na lista de apps do Finder

Através da pasta de Aplicativos do Finder do seu Mac, também é possível fazer isto de forma rápida e fácil. Basta clicar com o botão direito sobre o programa que deseja desinstalar e, na janela que vai se abri na tela, selecione a opção de "Mover para o Lixo". Ainda relacionado a este método, outra forma, ainda mais rápida, é arrastando o aplicativo diretamente até a lixeira do seu Mac.

Desinstale programas, softwares e aplicativos pela lista de aplicativos do Finder do seu Mac (Captura de tela: Lucas Wetten)

3. No gerenciamento do disco rígido

Clique no ícone da maçã do topo esquerdo do monitor e, na janela de informações do seu Mac que vai se abrir na tela, entre na aba de "Armazenamento" e clique em "Gerenciar". Uma janela vai se abrir com recomendações referentes ao espaço de armazenamento disponível e utilizado no disco rígido da sua máquina.

No topo esquerdo da janela, selecione a opção de "Aplicativos" para abrir uma lista completa dos programas instalados em seu Mac. Encontre na lista o aplicativo que deseja apagar, selecione-o e clique no botão de "Apagar", localizado no canto inferior direito da janela para desinstalá-lo.

Desinstale programas, softwares e aplicativos pelo gerenciamento do disco rígido do seu Mac (Captura de tela: Lucas Wetten)

4. Através de softwares de limpeza

Por fim, vale mencionar também programas especializados na limpeza do seu Mac. Um exemplo de um software muito recomendado é o AppCleaner, que pode ser baixado por este link diretamente do site da empresa desenvolvedora. É um aplicativo muito simples, fácil de ser usado e eficiente no que se propõe a fazer.

Basta você arrastar o ícone do aplicativo que deseja desinstalar direto da lista de apps do Finder para dentro da janela do AppCleaner e o software vai localizar todas as pastas e arquivos relacionados ao mesmo, para que nada fique para trás quando você o apagá-lo. Para finalizar, clique em "Remove" e o programa será desinstalado. Vale destacar que mais de um programa pode ser apagado ao mesmo tempo.

Desinstale programas, softwares e aplicativos através de softwares de limpeza em seu Mac (Captura de tela: Lucas Wetten)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.