Como configurar teclado ABNT no Mac

Como configurar teclado ABNT no Mac

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 10 de Março de 2022 às 11h05
Foto: Egor Litvinov (Unsplash)

O teclado embutido do MacBook, assim como os teclados originais da Apple para o iMac, Mac Mini e Mac Pro, não vem no layout da ABNT, eles todos vêm por padrão em um formato internacional, de modo que alguns usuários de primeira viagem estranham o posicionamento das teclas.

No entanto, o sistema do macOS permite que você configure para que o teclado do seu Mac funcione como o layout brasileiro, seguindo o padrão ABNT. Desta forma, ao digitar a tecla do ponto e vírgula, por exemplo, você poderá usar o caractere especial "Ç".

Por possuir uma tecla Alt a mais, o Mac precisa trabalhar com o formato ABNT2. Este dígito 2 é basicamente por conta desta tecla a mais, o Alt Gr, que fica à direita da barra de espaços e não existe no layout ABNT sem o dígito 2.

Aprenda nos passos a seguir como configurar o teclado ABNT no seu Mac:

  1. Abra as Preferências do Sistema e clique em "Teclado";

  2. Dentro das preferências de teclado, procure a aba de "Layouts de Teclado";

  3. Clique no ícone de "+" no canto inferior da janela para adicionar um novo layout de teclado;

  4. Selecione o teclado "Brasileiro - ABNT2" e clique para adicioná-lo;

    Selecione e adicione o layout do teclado ABNT ao seu Mac (Captura de tela: Lucas Wetten)
  5. O novo teclado vai aparecer na sua lista de teclados ativos. Vá nas opções de preferências e marque para que o atalho dos teclados apareça ou não na sua barra de menus, além de optar também pela troca automática ou manual do seu layout de teclado, conforme o documento que o Mac detectar que você estiver trabalhando;

    Selecione o novo layout de teclado e configure-o conforme as suas preferências (Captura de tela: Lucas Wetten)
  6. Caso você tenha apenas um layout de teclado ativado na sua máquina, o ícone da barra de menus vai lembrar um teclado. No entanto, caso você tenha mais de um layout de teclado ativado, o ícone na barra de menu vai ser o do layout atual, que geralmente é a bandeira do país daquele idioma.

    Encontre os layouts de teclado na barra de menus do seu Mac (Captura de tela: Lucas Wetten)

    Caso você tenha dois teclados ativados do mesmo idioma, como dois tipos de Português, sendo um seguindo a ABNT e outro não, por exemplo, você pode optar por mostrar o nome do layout do teclado na barra de menus.

    A visualização por nome facilita para saber qual layout de teclado está ativo no momento (Captura de tela: Lucas Wetten)

    Isto facilita porque provavelmente ambos terão o mesmo ícone: a bandeira do país referente ao idioma em comum, ou seja, a bandeira do Brasil, seguindo o exemplo. Desta forma, com o nome do layout de teclado na barra de menus, você sempre poderá saber qual teclado está ativo no momento.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.