Publicidade

Como configurar teclado ABNT no Mac

Por  • Editado por  Bruno Salutes  | 

Compartilhe:
Foto: Egor Litvinov (Unsplash)
Foto: Egor Litvinov (Unsplash)

O teclado embutido do MacBook, assim como os teclados originais da Apple para o iMac, Mac Mini e Mac Pro, não vem no layout da ABNT em português. Eles todos vêm por padrão em um formato internacional, de modo que alguns usuários de primeira viagem estranham o posicionamento das teclas.

No entanto, o sistema do macOS permite que você configure para que o teclado do seu Mac funcione como o layout brasileiro, seguindo o padrão ABNT. Desta forma, ao digitar a tecla do ponto e vírgula, por exemplo, você poderá usar o caractere especial "Ç".

Por possuir uma tecla Alt a mais, o Mac precisa trabalhar com o formato ABNT2. Este dígito 2 é basicamente por conta desta tecla a mais, o Alt Gr, que fica à direita da barra de espaços e não existe no layout ABNT sem o dígito 2.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Aprenda nos passos a seguir como configurar o teclado ABNT no seu Mac:

  1. Abra as Preferências do Sistema e clique em "Teclado";

  2. Dentro das preferências de teclado, procure a aba de "Layouts de Teclado";

  3. Clique no ícone de "+" no canto inferior da janela para adicionar um novo layout de teclado;

  4. Selecione o teclado "Brasileiro - ABNT2" e clique para adicioná-lo;

  5. O novo teclado vai aparecer na sua lista de teclados ativos. Vá nas opções de preferências e marque para que o atalho dos teclados apareça ou não na sua barra de menus, além de optar também pela troca automática ou manual do seu layout de teclado, conforme o documento que o Mac detectar que você estiver trabalhando;

  6. Caso você tenha apenas um layout de teclado ativado na sua máquina, o ícone da barra de menus vai lembrar um teclado. No entanto, caso você tenha mais de um layout de teclado ativado, o ícone na barra de menu vai ser o do layout atual, que geralmente é a bandeira do país daquele idioma.


    Caso você tenha dois teclados ativados do mesmo idioma, como dois tipos de Português, sendo um seguindo a ABNT e outro não, por exemplo, você pode optar por mostrar o nome do layout do teclado na barra de menus.


    Isto facilita porque provavelmente ambos terão o mesmo ícone: a bandeira do país referente ao idioma em comum, ou seja, a bandeira do Brasil, seguindo o exemplo. Desta forma, com o nome do layout de teclado na barra de menus, você sempre poderá saber qual teclado está ativo no momento.