Como bloquear e desbloquear pop-ups no Mac usando o Safari

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 01 de Abril de 2021 às 20h00
Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Exibir anúncio em pop-up ainda é uma prática bastante utilizada na internet. Apesar dos navegadores bloquearem nativamente janelas indesejadas, muitos sites costumam aproveitar brechas, oferecer plugins, prêmios falsos, softwares e outras táticas relacionadas para coletar informações sensíveis dos usuários. No entanto, ainda há situações em que o pop-up pode ser útil, principalmente em sites legítimos.

Neste artigo, vamos ensinar como configurar facilmente a opção de bloquear e desbloquear pop-ups no Mac utilizando o Safari.

Como bloquear e desbloquear pop-ups no Safari

Antes de tudo: verifique se as atualizações mais recentes do seu macOS estão instaladas no sistema. Muitas versões de software incluem novos recursos importantes de segurança, além de melhorias para ajuda do gerenciamento de pop-ups e bloqueio de sites fraudulentos.

Bloquear e desbloquear pop-ups em sites específicos

Passo 1: abra o navegador Safari no seu Mac. Em seguida, clique em "Safari" > "Preferências".

Acesse o menu de "Preferências" do Safari. - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 2: acesse a aba "Sites" > "Janelas Pop-up".

Encontre a seção "Janelas Pop-up" na aba "Sites". - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 3: visualize o campo de "Sites Abertos no Momento", todos os sites que você acessar estarão listados nessa área. Selecione um por um se deseja bloquear as janelas pop-up avisar, apenas bloquear ou permitir.

Bloquear ou desbloquear pop-ups em todos os sites

Por padrão, a Apple configura o Safari para bloquear todos os pop-ups e emitir um aviso da ação realizada. No entanto, há alternativas para quem não deseja ser incomodado com avisos de bloqueio, ou que permita o aparecimento de janelas em todos os sites sem restrições.

Passo 1: siga os passos anteriores até a seção "Janelas Pop-up".

Passo 2: embaixo da aba "Sites Abertos no Momento", identifique a opção "Ao visitar outros sites". Abra a caixa e escolha uma das configurações desejadas.

Na opção "Ao visitar outros sites", encontre a configuração ideal. - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Como evitar pop-ups fraudulentos pelo Safari

A Apple entende o risco que corre um usuário que acessa pop-ups pela internet. O navegador Safari, de forma nativa, ativa um aviso de alerta quando um desses sites aparecem na sua tela. Para acessar é bem simples:

Passo 1: com o navegador aberto, siga o primeiro passo das dicas anteriores e acesse "Preferências".

Passo 2: clique na aba "Segurança" e verifique se a caixinha da opção "Sites fraudulentos" está marcada.

Na aba "Segurança", marque a opção para o Safari avisar sobre sites fraudulentos. - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Legal, né? Se tratando de segurança e privacidade, o Safari tem se tornado cada vez mais confiável e à frente dos seus concorrentes. Siga essa dica e aproveite todos os recursos que o aplicativo oferece para navegar tranquilamente.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.