Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Marielle: Uma Biografia | Ativista ganha audiobook gravado por artistas

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Março de 2023 às 16h15

Link copiado!

Reprodução/Nayane Silva
Reprodução/Nayane Silva

Após cinco anos da morte trágica da política e ativista Marielle Franco, a Storytel — serviço de streaming de audiobooks e e-books por assinatura — se prepara para lançar neste dia 30 de março um audiobook sobre a vida da vereadora do Rio de Janeiro. Intitulado Marielle: Uma Biografia, a obra é assinada pela jornalista Audrey Furlaneto e narrado pelas atrizes Dira Paes e Gabriela Loran, e pelas cantoras Zélia Duncan e Verônica Bonfim.

Idealizado a partir de várias entrevistas e de um trabalho de pesquisa intenso, o áudio livro trará histórias da mulher que se tornou um ícone da resistência e da luta por justiça social e pelos direitos humanos no país. Apesar de abordar seus últimos momentos de vida e o dia da sua morte, a intenção do livro não é focar no fato em si, e sim mostrar ao público quem foi Marielle Franco, suas dificuldades, seus anseios, seus amores, a relação com a família e muito mais.

Continua após a publicidade

A atriz Dira Paes conta que o livro trará briga de amigas e romance, e que o texto estimula a leitura por se tratar da vida real.

Ponto de partida

De acordo com a autora, a narrativa é construída a partir de depoimentos inéditos da família e de amigos, professores e companheiros de trabalho da vereadora. Além disso, o livro traz o contexto social da época, algo que influenciou totalmente a vida e as escolhas de Marielle.

Continua após a publicidade

Nascida na Favela da Maré, no Rio de Janeiro, em 1979, ela se tornou mãe aos 19 anos e teve que amadurecer rapidamente para enfrentar as agruras da vida. Posteriormente, se formou como socióloga e, em 2016, foi eleita vereadora da Câmara do Rio de Janeiro — a quinta mais votada daquele pleito.

Descendente de uma família nordestina e formada predominantemente por mulheres, Marielle se referia aos seus ancestrais como “bonde da peixeira”, algo que será ouvido no livro.

A escolha das narradoras

Continua após a publicidade

A escolha das mulheres que vão contar a vida de Marielle Franco se deu pensando em um elenco diverso, que pudesse representá-la de alguma forma. Dira contou ao Canaltech, em coletiva de imprensa, que os processos foram individuais, com cada uma gravando sua parte separadamente. Ela também se mostrou muito feliz em estar no projeto, mas garantiu que quando recebeu o convite ficou apreensiva porque não estava preparada.

A atriz, que tem em seu currículo trabalhos como Pantanal, Caminho das Índias, Amarelo Manga, entre outros, contou que narrar o livro foi um mergulho dentro de si mesma por meio da vereadora:

“Foi um experienciar de mim mesma através da Marielle. De alguma forma eu espero que a minha voz traduza a riqueza desses sentimentos que tive durante a leitura”.
Continua após a publicidade

Já Gabriela Loran, que é uma atriz trans, lembrou que Marielle foi uma das políticas que mais mencionou pessoas trans em seus discursos. Ela garantiu que se sentiu insegura em aceitar o trabalho, mas que mergulhou de cabeça:

“Para mim é uma dádiva, um presente e uma oportunidade de me desafiar enquanto intérprete”

Já Zélia e Verônica reforçaram o privilégio que é contar essa história e estar ao lado de mulheres tão importantes. Duncan, que é famosa por sua voz grave, contou que também se sentiu insegura em um primeiro momento e se perguntou se ali era mesmo o seu lugar, mas aceitou o desafio devido à importância de Marielle.

Continua após a publicidade

O que esperar de Marielle: Uma Biografia?

Quem der o play no áudio livro vai encontrar uma história completa sobre a vida da vereadora, além de depoimentos inéditos e importantes. Duas figuras significativas que estão presentes são Marinete, a mãe de Marielle; e Fernanda Chaves, sua melhor amiga e a pessoa que estava com ela no carro quando o atentado aconteceu.

Marielle foi assassinada no dia 14 de março de 2018 após ter seu carro alvejado com 13 tiros. Além dela, o motorista Anderson Pedro Gomes também morreu.

Continua após a publicidade

Quando e onde ouvir o audiobook Marielle: Uma Biografia?

Com 10 episódios no total, o áudio livro sobre a vida de Marielle será lançado na quinta-feira, dia 30 de março. Marielle: Uma Biografia estará disponível na plataforma da Storytel, que pode ser acessada por meio de uma assinatura mensal a partir de R$ 14,90.