Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WireGuard: popular VPN é integrado ao núcleo do Linux

Por| 09 de Fevereiro de 2020 às 09h25

Link copiado!

Reprodução/Wireguard
Reprodução/Wireguard
Tudo sobre AMD

Elogiado por muitos especialistas em segurança, o WireGuard – que recebeu até uma declaração de “amor” do criador do Linux, Linus Torvalds – ganhou mais uma boa notícia para a sua adoção por empresas e usuários finais: ele foi integrado ao código-fonte da próxima versão do Linux.

O WireGuard é uma solução moderna de VPN que promete mais desempenho e facilidade de uso e manutenção. Em 2018, o próprioTorvalds, criador e mantenedor do código-fonte do Linux, declarou que não via a hora de integrar o código do projeto ao sistema operacional, comparando-o positivamente aos populares OpenVPN e IPSec.

Uma das principais vantagens do WireGuard, e que deve ter agradado bastante ao programador, é o fato dele ter cerca de 5.000 linhas de código, contra quase cem vezes mais nas alternativas. Segundo os desenvolvedores do WireGuard, o sistema usa algoritmos criptográficos mais robustos do que a concorrência.

A integração total do novo VPN às distribuições GNU/Linux deve acontecer gradualmente, após o lançamento da versão 5.6 do kernel Linux, na metade de 2020. Outras novidades da versão 5.6 incluem suporte ao padrão USB 4.0, otimizações nos sistemas de arquivos e suporte melhorado ao gerenciamento de energia dos processadores Intel e AMD.

Continua após a publicidade

Quem quiser experimentar o WireGuard pode baixa-lo para Android, iOS, MacOS, Windows e diversas distribuições Linux no site do projeto.

Fonte: 9to5Google