Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Wine 8.0 roda programas em pendrives e tem 8,6 mil alterações

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Janeiro de 2023 às 11h30

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

O Wine 8.0 acaba de ser lançado com ampliação da compatibilidade de aplicativos, melhorias na interface, suporte a controles DualShock (PlayStation 4) e DualSense (PS5) e otimização do desempenho. A atualização permitirá executar ainda mais programas do Windows em sistemas Linux com eficácia.

Segundo os desenvolvedores do Wine 8, foram feitas mais de 8,6 mil alterações em cerca de um ano de trabalho. O destaque vai para a conclusão da conversão PE, possibilitando a execução de aplicações a partir de pendrives e cartões SD. Trata-se de um marco importante para os criadores do Wine, porque vai oferecer suporte a “proteção contra cópia, aplicativos de 32 bits em hosts de 64 bits, depuradores do Windows e aplicativos x86 no ARM”.

Continua após a publicidade

Outro ajuste importante ocorreu no WoW64, o que deve permitir rodar aplicativos 32 bits do Windows sem a necessidade de biblioteca Unix de 32 bits. O recurso ainda está em fase de desenvolvimento, portanto não é definitivo para uso amplo, mas já pode ser testado pelos aventureiros de plantão — basta ativar a configuração --enable-archs para experimentar.

Para os gamers, o Wine 8 oferece um painel de controle de joysticks para melhor configuração. Foram introduzidas uma área dedicada para dispositivos xinput, melhoria na conexão automática do controle e suporte para a HID Haptics, permitindo uso de controladores com gatilhos e comandos de toque, como os controles do PS5 e PS4.

Foi ampliado também o suporte para mais chips gráficos, juntamente com melhor desempenho nas principais bibliotecas, como Direct3D e Vulkan. Esta é uma solução para quem precisa rodar jogos com essas duas tecnologias sem abrir mão do Linux.

Wine 8 está disponível para download

Continua após a publicidade

O Wine 8.0 ainda tem um novo tema padrão para dar uma modernizada no visual e compatibilidade com mais fontes do sistema Windows. A lista completa de melhorias está disponível no site do projeto, trazendo mais detalhe sobre cada alteração, em especial as mais técnicas.

Para instalar, é possível baixar diretamente do repositório de sua distribuição (caso ela esteja disponível lá) ou então atualizar para a versão mais recente, caso você já tenha o programa instalado em sua máquina.

A versão 7 foi lançada em 20 de janeiro de 2022, trazendo 9,1 mil ajustes no código. Segundo os desenvolvedores, as melhorias foram pensadas entregar um desempenho aprimorado no Mac, como o suporte à arquitetura WoW64, melhoramentos na compatibilidade com HID e uso de joystick.