Ubuntu Web Remix é um rival para o ChromeOS equipado com o Firefox
Por Rubens Eishima |

Com o sucesso dos Chromebooks, principalmente nos Estados Unidos, oferecendo um sistema leve, fácil de usar e atualizar, um desenvolvedor do Ubuntu lançou uma distribuição rival. Batizada de Ubuntu Web Remix, a alternativa tem como foco a privacidade do usuário, utilizando o navegador Firefox como centro da experiência de uso.
- Chromebooks e tablets registram forte crescimento de vendas em meio à COVID-19
- Play Store agora tem seção específica para jogos para Chromebooks
- Chromebooks devem adicionar “lixeira” embutida por padrão em breve
Baseado no Ubuntu, o sistema de código aberto foi lançado recentemente, sincronizado com a versão 20.04.1 — com suporte de longo prazo. O Web Remix pode ser usado no modo Live CD, sem instalação.
A principal diferença do Web Remix para o Ubuntu original está no suporte a aplicativos no formato WAPP, específico para web-apps. O padrão inclui uma loja de aplicativos própria, que aceita novos programas por uma página de projeto no Gitlab.
O Ubuntu Web Remix oferece ainda a opção de uso dos aplicativos feitos para a plataforma /e/ — voltada para privacidade — além de APKs para Android com a ferramenta Anbox.
Vale destacar que a distribuição não inclui o Ubuntu Software Center, programa que simplifica a instalação e atualização de aplicativos no sistema. Mesmo assim, é possível utilizar o comando apt-get para fazer as operações via linha de comando.
Para baixar a imagem da distribuição no formato Live CD, basta acessar este endereço.
Fonte: Ubuntu