Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fedora 39 traz Linux 6.5 e GNOME 45 e já está disponível para download

Por| 08 de Novembro de 2023 às 16h09

Link copiado!

Captura de tela/Douglas Ciriaco/Canaltech
Captura de tela/Douglas Ciriaco/Canaltech

O Fedora 39 já está disponível para download. Lançado na última terça-feira (7), um dia depois do primeiro lançamento do sistema completar 20 anos, o Fedora Project lançou a mais recente versão da distro com direito a presenças do GNOME 45 e do kernel Linux 6.5.

Com a atualização, o Fedora “iguala” o Ubuntu 23.10, que também embarca a versão 6.5 do Linux e o ambiente GNOME atualizado para a versão mais recente.

Mais recursos, mesmo ambiente

Continua após a publicidade

O GNOME 45 marcou uma grande mudança no gerenciamento de extensões, porém, segundo o atual líder do Fedora Project, Matthew Miller, o ambiente atualizado “traz melhor desempenho e muitas melhorias de usabilidade, incluindo um novo alternador de ambiente de trabalho e um visualizador de imagens muito aprimorado.”

O programa padrão do GNOME 45 para abrir imagens promete uma experiência mais moderna e até mesmo suporte aprimorado à impressão. Ele é feito em Rust e GTK4/libadwaita, o que o torna um tanto diferente do Eye of GNOME, app padrão de imagens do Ubuntu.

Outras benesses do GNOME 45 que você pode conferir no Fedora 39 são a possibilidade de aceleração de hardware na decodificação de vídeos e a redução da latência do cursor do mouse.

Continua após a publicidade

Por fim, o gerenciador de pacotes do GNOME no Fedora permite remover facilmente aplicativos instalados via Flatpak. Apesar de simples, essa mudança tem um alto potencial de facilitar a vida de quem usa esse método para adicionar programas ao PC porque torna o processo de remoção mais direto e funcional (é só clicar com o botão direito do mouse e pedir para desinstalar).

Atualize agora

Como de praxe, o Fedora 39 também traz as versões mais recentes de todo o seu ecossistema de programas. Para atualizar para o Fedora 39 Workstation — a versão para usuário final, digamos assim, da distribuição —, você pode fazer o download no site oficial da plataforma (fedoraproject.org/workstation).