Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como remover o Ubuntu em dual boot com o Windows

Por| 16 de Agosto de 2015 às 13h00

Link copiado!

Como remover o Ubuntu em dual boot com o Windows
Como remover o Ubuntu em dual boot com o Windows

Apesar do título deste tutorial, o exemplo serve para qualquer distribuição de Linux instalada paralelamente a qualquer versão do Windows. Caso você queira voltar a usar somente o Windows, isso é perfeitamente possível e não deixa nenhuma sequela.

Basta seguir os passos adiante e você terá uma máquina somente com Windows, sem nenhum vestígio da instalação do Ubuntu deixado para trás. Esta não é uma tarefa complicada, mas exige um tanto de atenção e ações que talvez não sejam tão simples para usuários iniciantes.

De qualquer forma, acompanhar os passos detalhados deste artigo pode ajudar você a aprender coisas novas. Veja agora como remover o Ubuntu do seu computador e deixar o Windows lá, intacto. Este processo foi realizado no Windows 10, mas deve funcionar da mesma maneira nos Windows 8 ou 8.1.

Removendo partições do Linux no Windows

Continua após a publicidade

Passo 01

Primeiramente, é preciso remover a partição em que o Linux foi instalado em seu computador. Use o atalho Tecla do Windows + R e execute o comando diskmgmt.msc. Isso vai abrir o gerenciamento de disco do Windows, local pelo qual é possível modificar as partições do disco rígido.

Passo 02

Continua após a publicidade

Agora é hora de excluir as partições. Identifique em quais delas estava o Ubuntu — normalmente são duas e elas não possuem nenhuma etiqueta de identificação —, clique com o botão direito do mouse e depois vá em “Excluir volume”. Faça isso até remover todas as partições com Linux.

Lembre-se: muito cuidado para não excluir a partição errada, pois caso isso aconteça, você pode perder arquivos importantes armazenados em seu disco rígido.

Passo 03

Continua após a publicidade

Após excluir uma partição, você tem mais espaço livre em seu disco. Agora, é possível juntar este espaço com uma partição já existente ou então criar uma nova — esta segunda opção é uma saída interessante para guardar arquivos, que ficam intactos caso você precise reinstalar o Windows, por exemplo.

Clique com o botão direito do mouse sobre o espaço não alocado e selecione a opção “Novo Volume Simples...”. Ao fazer isso, o sistema entende que aquele espaço não utilizado deve se tornar um novo volume (uma nova partição).

Corrigindo a inicialização do Windows

Continua após a publicidade

Quando você tem dois softwares instalados em seu computador, a inicialização do sistema oferece a opção de escolher entre um e outro na hora em que o PC é ligado. Agora que você já removeu o Ubuntu do seu PC, é preciso corrigir este detalhe para não ter problemas na hora do boot.

Passo 01

Aqui, é necessário ter em mãos o disco de instalação do Windows. Se você tem um, pule para o próximo passo. Caso não possua, siga as próximas instruções para criá-lo. Vá diretamente ao site da Microsoft para fazer o download oficial:

Continua após a publicidade

Depois de baixado, siga as instruções para fazer o download da sua versão do Windows diretamente para um pendrive ou então em formato ISO, que deverá ser gravado posteriormente em um disco.

Passo 02

Insira o disco no drive ou coloque o pendrive em uma porta USB e reinicie o computador. Se você utiliza Windows 8 ou superior, pode usar a reinicialização avançada do Windows para facilitar o processo: abra o menu ou tela Iniciar e procure pela opção “Restaurar o PC”. Lá, clique sobre a opção “Reiniciar agora”, como indicado na imagem abaixo.

Continua após a publicidade

Com isso, o computador reinicia e carrega os arquivos diretamente do pendrive ou DVD, permitindo que você corrija a inicialização do Windows.

Passo 03

O seu computador assume que você vai reinstalar o Windows, mas não prossiga desta forma. Clique sobre a opção de reparação do sistema e na tela seguinte defina todas as informações sobre idioma e localidade. Feito isso, clique em “Avançar”.

Agora, vá na opção “Solucionar problemas” e depois em “Opções avançadas”. Por fim, selecione o botão “Prompt de comando”. Na tela de comando, digite a sequência bootrec.exe /fixmbr e pressione a tecla Enter. Isso deve funcionar de maneira instantânea, então é só encerrar o aplicativo e reiniciar o computador que a inicialização acontecerá da maneira correta.

Continua após a publicidade

Caso este método não funcione, você pode optar pela opção “Reparação automática”, presente na mesma tela em que você acessou o prompt de comando. Isso leva um pouco mais de tempo, mas vai corrigir todas as falhas e alterações identificadas como indevidas.