Canonical lança Ubuntu 14.04 Trusty Tahr

Por Redação | 19.04.2014 às 16:54
photo_camera Canonical

Abril e outubro são os tradicionais meses de lançamento das novas versões do Ubuntu, e nesta quinta-feira (17) a Canonical lançou ao mercado o Ubuntu 14.04 LTS Trusty Tahr.

LTS é a sigla para Long Term Support e indica que esta versão tem ciclo de suporte ampliado de nove meses para cinco anos e concentra esforços maiores dos desenvolvedores para manter a estabilidade e a qualidade do sistema operacional durante todo esse tempo. E o codinome faz alusão a este aspecto: Trusty Tahr significa algo como “cabra de confiança”, sendo o Tahr uma espécie de cabra comum na Ásia.

Ubuntu 14.04 LTS

A nova versão não tem nenhuma inovação significativa, pois a Canonical focou mais em estabilidade e segurança. A distro vem com o Kernel Linux 3.13 que apresenta melhor desempenho com SSD, favorecendo Ultrabooks que vêm com o hardware, Xorg 15.01, Firefox 28, LibreOffice 4.2 e a nova versão do gerenciador de pacotes APT, dentre outros.

A interface gráfica veio com o Unity novamente, que trouxe uma tela de bloqueio renovada, mais de acordo com a identidade visual do sistema, além de novos ícones e novos temas.

Outra novidade é a compatibilidade com o HiDPI. Agora o Ubuntu 14.04 pode lidar com telas com resolução ou densidade de pixels maior. Por outro lado, a distribuição perdeu o suporte ao Ubuntu One, porém isso não faz tanta diferença pois o serviço será descontinuado em primeiro de junho.

Disponível em 32 e 64 bits, você pode efetuar o download do Ubuntu 14.04 LTS gratuitamente no site oficial da distribuição. Lá existem várias opções de downloads, como Torrent ou instalador de rede. A Canonical disponibiliza também um tour online, para quem quiser experimentar o sistema antes de instalar.

As demais variantes do Ubuntu também foram atualizadas para a nova versão, e você pode acessá-las abaixo:

  1. Ubuntu 14.04 Server
  2. Kubuntu (com KDE 4.13)
  3. Xubuntu
  4. Ubuntu Gnome (com Gnome 13.10)
  5. Lubuntu

Abaixo, um vídeo mostra as principais novidades do sistema.