Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

11 comandos divertidos (e inúteis) para usar no Linux

Por| 09 de Outubro de 2015 às 09h22

Link copiado!

Douglas Ciriaco/Canaltech
Douglas Ciriaco/Canaltech

As distribuições Linux têm se tornado muito mais amigáveis ao longo dos últimos anos. Sistemas como Ubuntu e os seus derivados e Fedora, por exemplo, vêm cada vez mais servindo como uma alternativa robusta e acessível ao Windows e ao OS X.

Historicamente, o Linux sempre foi associado às linhas de comando para realizar funções básicas, o que assustou muita gente durante muito tempo. Atualmente, porém, é possível utilizar as distribuições mais populares sem precisar recorrer ao terminal e ao teclado, resolvendo quase tudo por meio do mouse e da interface gráfica.

Entretanto, o Terminal não serve apenas para coisas sérias. De forma quase oculta, os sistemas Linux reúnem inúmeras funções divertidas que podem ser ativadas por meio de algumas linhas de comando. Se você é entusiasta do sistema livre, este artigo é para você: aprenda a executar tais comandos em seu computador.

1. Entrando na Matrix

Continua após a publicidade

Se você não é um sujeito quase fora da realidade ao longo dos últimos 15 anos, provavelmente já deve ter visto o “efeito matrix” em algum lugar. Aquelas animações com os caracteres japoneses descendo pela tela que apareceram na produção hollywoodiana de 1999 marcaram época e foram febre nos primeiros anos da década passada.

No Linux, basta instalar um pequeno app para ver isso em seu Terminal. Então, execute o sudo apt-get install cmatrix e, depois, execute o comando cmatrix para ser levado para dentro do mundo de Neo, Trinity e Morpheu (na verdade você só vai ver os tais caracteres verdes caindo da tela).

2. Sorte do dia

Continua após a publicidade

Se você sente falta do Orkut e das mensagens positivas que apareciam dia após dia em sua tela inicial, o Linux pode ajudar — ao menos nesse sentido. Abra o Terminal e execute o comando sudo apt-get install fortune para instalar o pacote que vai oferecer mensagens de motivação. Depois, basta executar o comando fortune para ser agraciado com muita sabedoria.

Ao executar o comando várias vezes seguidas você praticamente adquire um compêndio com belos pensamentos (ou não).

3. Locomotiva a vapor

Continua após a publicidade

O comando ls serve para exibir o conteúdo de uma pasta, mas você já deve ter digitado sl por engano. Tradicionalmente, este comando retorna apenas uma mensagem de erro, mas você pode adicionar uma pequena anedota aqui e ver uma locomotiva a vapor ao executá-lo.

Para isso, use o comando sudo apt-get install sl para instalar o pacote. Depois, execute o comando para ver o trem passando pelo Terminal.

Seus erros de digitação na hora de listar os arquivos presentes em um diretório nunca mais serão os mesmos.

Continua após a publicidade

4. Vaca falando em ASCII

Os códigos binários ASCII sempre reservam grandes surpresas para todos nós. No Linux, você pode ver uma vaca falando coisas neste formato, algo que provavelmente você jamais imaginou ver. Primeiro, execute o comando sudo apt-get install cowsay para instalar a novidade. Depois, digite cowsay e aquilo que o bicho deve dizer, por exemplo:

E a coisa pode ficar ainda melhor se você executar o comando fortune | cowsay — isso mesmo, a vaca vai ser a portadora das boas mensagens no Terminal do seu Linux.

Continua após a publicidade

Se preferir, você pode deixar tudo mais gráfico. Execute o comando sudo apt-get install xcowsay para instalar uma vaquinha mais moderna em sua máquina. Depois, é só repetir o mesmo processo acima para ver a magia acontecendo.

Também é possível combinar o fortune com o xcowsay.

Continua após a publicidade

É incrível!

5. Transformando uma imagem em ASCII

Ainda na área do ASCII, o Linux pode transformar uma fotografia comum em um conjunto de caracteres de forma quase automática. Você precisa instalar dois pacotes, então execute o comando sudo apt-get install aview imagemagick. Depois disso, acesse o diretório no qual está a imagem e execute o comando asciiview nomedafoto.png.

Continua após a publicidade

Legal, né?

6. Cinema em forma de texto

No Linux, o comando telnet serve para se conectar de forma bidirecional a um determinado protocolo de rede. Isso significa que ele pode ser utilizado de uma forma pouco convencional, afinal tudo vai depender do protocolo ao qual você se conecta. Executar o comando telnet towel.blinkenlights.nl, por exemplo, leva você a uma representação cinematográfica em forma de texto.

Continua após a publicidade

Prepare-se para grandes exibições.

7. Fatores primos

O Terminal também pode ajudar você em questões matemáticas caso você queira descobrir todos os fatores primos de um número. No Linux, basta executar o comando factor e então digitar o número que você quer decompor. O resultado aparece logo em seguida.

Continua após a publicidade

Fala se não bateu uma nostalgia.

8. Escreva ao contrário

No Terminal, execute o comando rev. Depois, digite qualquer frase e pressione Enter para ver como ela fica escrita de trás para frente.

Continua após a publicidade

Muito útil, de fato.

9. Repita até acreditar

Você está em dúvida em relação a algo e precisa repetir aquilo de forma exaustiva para se convencer melhor? Não tem problema, o comando yes vai ajudar você. Digite yes mais aquilo que você quer ver repetido na tela:

Para interromper a sequência basta utilizar o comando Ctrl + C.

10. Ouça o Linux

Se você quer ouvir o seu sistema operacional falando uma frase, instale o espeak. Digite sudo apt-get install espeak e pressione Enter. Depois, execute este comando junto de uma frase que você quer ouvir (a frase precisa estar entre aspas):

Convenhamos que a voz do sistema não é das mais reconfortantes.

11. Texto com estilo

Quer ver uma mensagem escrita de forma estilosa no Terminal? Use o Figlet. Primeiro, instale: sudo apt-get install figlet. Depois, digite figlet e a mensagem que você quer ver:

E aí, você conhece outros comandos divertidos para o Linux? Não deixe de registrar mais dicas e a sua opinião aqui embaixo, na seção de comentários.