Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rússia pode multar Google por exibir sites considerados ilegais em suas buscas

Por| 27 de Novembro de 2018 às 15h13

Link copiado!

Rússia pode multar Google por exibir sites considerados ilegais em suas buscas
Rússia pode multar Google por exibir sites considerados ilegais em suas buscas
Tudo sobre Google

Segundo comunicado do Roscomnadzor, órgão de fiscalização russo, na última segunda-feira (26), o governo da Rússia lançou uma ação civil contra a Google, alegando que a empresa não está cumprindo exigências legais de remoção de algumas inscrições de seus resultados de busca. Se houver condenação, a empresa poderia arcar com multas pouco superiores a US$ 10 mil.

A alegação diz que a Google não aderiu ao registro estadual que lista sites proibidos no país do leste europeu. A lista inclui sites que Moscou acredita serem ilegais, por isso a empresa está sendo acusada de infringir a lei. As decisões sobre o processo deverão ser tomadas até o mês de dezembro.

Apesar de estar endurecendo as leis de internet nos últimos 5 anos, a Rússia não dispõe de muitas ferramentas para obrigar as empresas a se adequarem se não a aplicação de multas não muito significativas. A outra opção seria bloquear os serviços no país, o que é tecnicamente complicado.

Segundo informantes que prestaram depoimentos anônimos à agência de notícias internacional Reuters, um documento de consulta preparado pela administração de Putin foi enviada para apreciação dos participantes do setor, a fim de criar multas mais severas para as empresas que descumprirem as regras impostas pelo Kremlin. Caso a legislação entre em vigor, empresas que violarem as regras poderão ser obrigadas a pagarem multas equivalentes a 1% de suas receitas anuais no país.

Continua após a publicidade

Fonte: Reuters