LG vence primeira ação contra TCL por patente de tecnologia 4G

LG vence primeira ação contra TCL por patente de tecnologia 4G

Por Felipe Junqueira | Editado por Wallace Moté | 11 de Março de 2021 às 15h20

A LG sofre com problemas em sua divisão de celulares, mas é uma empresa gigantesca que tem outras áreas que seguem vida normal. Recentemente, o departamento jurídico celebrou uma vitória em ação movida contra a TCL na Europa envolvendo uma patente.

Em nota à imprensa, a LG diz que o Tribunal Regional de Mannheim, na Alemanha, decidiu em favor da companhia contra a TCL em uma ação iniciada em novembro de 2019. A sul-coreana argumentou que a chinesa infringiu uma patente que trata de tecnologia específica do 4G, registrada no país europeu sob a referência EP 2 627 146 B1.

A vitória, no entanto, é apenas parcial, já que a TCL ainda pode entrar com recurso para tentar reverter o caso. A chinesa, inclusive, move uma ação que pede a nulidade da patente junto ao Tribunal Federal de Patentes da Alemanha.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Outras ações

A LG ainda tem outras duas ações contra a TCL, também envolvendo patentes ligadas a tecnologias 4G. Uma delas teve audiência em 2 de março, mas a decisão ainda não saiu, enquanto outra está marcada para ser discutida em maio.

De acordo com a própria LG, a empresa tem um dos maiores catálogos de patentes no campo de comunicação móvel no mundo. Uma lista da TechIPm, uma empresa de consultoria de propriedade intelectual, coloca a sul-coreana na primeira posição por cinco anos consecutivos entre 2012 e 2016 na categoria de patentes essenciais do 4G. Já a IPlytics coloca a LG em terceiro lugar quando o assunto é patentes do 5G.

“Nossas tecnologias patenteadas são fruto de pesquisa e desenvolvimento constante e são essenciais em nossa competitividade na indústria. É o que motiva nossos funcionários a pensarem criativamente”, declarou o vice-presidente e diretor do centro de propriedade intelectual da LG, Cho Hwi-jae. “Acreditamos que é nossa responsabilidade defender ativamente nossa propriedade intelectual contra qualquer uso não autorizado”, concluiu.

Fonte: LG

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.