Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Justiça dos EUA abre inquérito criminal contra a Tesla por tweet de Elon Musk

Por| 18 de Setembro de 2018 às 17h55

Link copiado!

Mota
Mota
Tudo sobre Tesla

O Departamento de Justiça (DoJ) dos EUA abriu recentemente um inquérito contra a Tesla para averiguar a legitimidade do que foi dito por Elon Musk em seu famigerado Twitter. Com motivação semelhante à do inquérito civil do qual a montadora também é alvo, o DoJ quer saber se Musk realmente tinha o “financiamento garantido” que mencionou ao anunciar intenções de fechar o capital da companhia.

Como resultado da nova investigação, as ações da Tesla recuaram mais 7%. Desde o início de agosto, quando o tweet foi disparado, a fabricante já acumulou perdas de US$ 18 bilhões, ou um terço do seu valor de mercado prévio – a despeito de o bilionário ter angariado aliados entre os millennials, vale dizer. Além do processo administrativo movido pela SEC (Comissão de Segurança e Câmbio), a empresa também é alvo de várias ações movidas por investidores que consideram ter sido lesados pelo comportamento errático de Elon Musk.

“Nós não fomos intimados”

Em nota, a Tesla diz que o Departamento de Justiça apenas pediu que a companhia voluntariamente cedesse alguns documentos relacionados ao suposto processo de fechamento de capital, o que teria sido prontamente atendido. “Nós jamais recebemos uma intimação, um pedido para testemunhar ou fomos destinatários de qualquer outro processo formal”, disse um representante da empresa.

Continua após a publicidade

Ele continua: “Nós respeitamos o desejo do Departamento de Justiça de obter mais informações sobre isso e acreditamos que a questão deva ser resolvida rapidamente, assim que eles revisarem as informações que receberam.”

Seja como for, parece que Elon Musk abandonou a ideia de tornar privado o capital da Tesla. Em postagem em blog, o bilionário disse ter sido dissuadido por acionistas da montadora. “Embora a maioria dos investidores com quem falei tenham dito que permaneceriam na Tesla em caso de fechamento de capital, muitos deles disseram ‘Por favor, não faça isso!’.” Quanto à estruturação do capital, a Tesla deve outro de seus tombos recentes ao fato de Musk ter fumado maconha ao vivo em um programa para a internet.

Fonte: via Bloomberg