Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Governo italiano nega banimento de ZTE e Huawei para o 5G no país

Por| 07 de Fevereiro de 2019 às 16h03

Link copiado!

Governo italiano nega banimento de ZTE e Huawei para o 5G no país
Governo italiano nega banimento de ZTE e Huawei para o 5G no país

Nesta semana, havia informações de que a Itália baniria a tentativa de Huawei e a ZTE entrarem como operadoras de telefonia 5G no país europeu. Contudo, o governo negou que estaria barrando a empresa.

Em nota para a Reuters, o país informou que “não tem nenhuma intenção de adotar iniciativas como esta”, relacionadas ao possível banimento. O governo ainda ressaltou que não há nenhuma prova de que estas duas empresas podem compor uma ameaça à segurança nacional.

O caso surgiu depois que o jornal italiano La Stampa informou que fontes de Roma estavam preparando um movimento especial para tentar barrar as operadoras chinesas. O argumento seria de que a companhia estaria ligada ao governo da China para espionar usuários na Itália.

“A segurança nacional é prioridade e se algum problema crítico surgir — o que até agora não aconteceu — o ministério vai decidir se toma ou não as medidas de banimento”, apontou a nota.

Continua após a publicidade

Outro ponto que levantou a suspeita de que a Itália iria banir as fabricantes é de que empresas privadas no Reino Unido e França já disseram não trabalhar com as Chinesas. A britânica BT e a francesa Orange não pretendem usar equipamentos de 5G da Huawei nem da ZTE para fornecer suas conexões.

Já na Alemanha, a chanceler Angela Merkel disse que ainda vai buscar garantias de que a Huawei não vai pegar dados de usuários locais antes de permitir a entrada no país com o 5G.

Isso pode ser um problema para algumas companhias. Por exemplo, a TIM usa linhas de fibra óptica da Huawei, assim como a Fastweb, empresas que podem sofrer com os possíveis banimentos.

Tais companhias devem começar a criar estruturas de 5G nestes países ainda este ano.

Continua após a publicidade

Fonte: VentureBeat