VRChat: saiba mais sobre a popular plataforma de jogos

Oculus

O VRChat é uma plataforma de jogos disponível gratuitamente no Steam e que se tornou famosa na Internet durante o ano passado. Ela permite aos jogadores se encontrarem em ambientes virtuais diversos, onde é possível conversar através de mensagens de voz e jogar uma série de minigames online.

Inicialmente, o VRChat foi feito para ser jogado em um ambiente de realidade virtual, através do uso de óculos especiais. No entanto, também é possível jogar o game sem esse acessório. A seguir, saiba mais sobre como ele funciona:

Minigames disponíveis no VRChat

Existem diversos minigames que podem ser jogados no universo do VRChat e envolvem práticas já vistas em outros jogos, como boliche, tênis e até a popular brincadeira “pega bandeira”. Além disso, é possível que os usuários criem seus próprios jogos e os publiquem dentro da plataforma, para que elessejam utilizados por outros usuários. Os criadores podem elaborar aventuras exclusivas para determinados grupos.

VRChat (Imagem: Divulgação/Steam)

Personalização no VRChat

Além de todas as possibilidades citadas acima, o VRChat permite que o jogador personalize diversas características do ambiente. Você pode mudar a aparência de seu personagem e adquirir uma quantidade incrível de skins, que incluem personagens de filmes, séries, desenhos animados e muitas outras - todas criadas por usuários do próprio VRChat. Cada roupa diferente garante ao personagem uma habilidade dentro do jogo, além de mudar seu estilo.

No VRChat, os personagens podem ser tanto de desenhos animados quanto uma versão do jogador (Imagem: Divulgação/Steam)

Funcionamento do VRChat

O VRChat não é pesado e pode rodar em diversos computadores diferentes, desde que eles possuam sistema operacional Windows a partir do 7, processador Intel i5-4590 (4° geração) ou superior e memória a partir de 4GB. Sua placa de vídeo deve ser AMD Radeon R9290 ou equivalente. Tais configurações não são difíceis de se encontrar em qualquer computador que tenha sido fabricado recentemente.

O VRChat é comportado pela maioria dos computadores (Foto: VRHeads)

Como acessar o VRCHat

Confira, a seguir, como começar a jogar seus jogos favoritos no VRChat:

Pelo site

Passo 1. Acesse o VRCHat.com e clique em “Jump in now” (Entrar agora).

Como acessar o VRCHat / Captura de tela: Ariane Velasco

Passo 2. Clique em “Registration” para criar sua conta no VRChat. Depois, insira um nome de usuário, e-mail, senha, entre outros dados. Em seguida, aceite os termos de uso do game e confirme que não é um robô.

Como acessar o VRCHat / Captura de tela: Ariane Velasco

Passo 3. Após clicar em “Create Account” (Criar conta), um e-mail de verificação será enviado para o endereço fornecido. Clique no link para completar o seu cadastro.

Como acessar o VRCHat / Captura de tela: Ariane Velasco

Passo 4. Pronto! Sua conta no VRChat foi criada. Para realizar alterações em seu perfil, clique em “Profile”, localizado logo abaixo de seu avatar, do lado esquerdo da tela. Nas configurações, você poderá mudar seu e-mail, senha e ativar uma autenticação para proteger sua conta com um login adicional.

Como acessar o VRCHat / Captura de tela: Ariane Velasco

Pelo Steam

Você também pode acessar o VRChat pelo Steam. Para fazê-lo, confira o tutorial a seguir:

Passo 1. Acesse a página do VRChat no Steam. Em seguida, role a tela até ver a opção “Jogar”. Então, clique sobre ela.

Como acessar o VRCHat pelo Steam / Captura de tela: Ariane Velasco

Passo 2. Caso você já possua o Steam instalado, clique sobre “Sim, o Steam está instalado”. Já, caso você não possua o programa, instale-o clicando em “Não, eu preciso do Steam”.

Como acessar o VRCHat pelo Steam / Captura de tela: Ariane Velasco

Passo 3. Procure pelo VRChat e acesse-o gratuitamente através da plataforma. Crie sua conta através dos passos já mostrados acima.

Escolhendo seu personagem no VRChat

Para escolher seu personagem na plataforma, clique em “Avatars”, localizado do lado esquerdo da tela. Depois, selecione “Featured Avatars”. Você verá todas as opções possíveis.

Escolhendo seu personagem no VRChat / Captura de tela: Ariane Velasco

Já para escolher um cenário para jogar, clique em “Worlds”, também do lado esquerdo da tela. Você poderá acessar cenários recém-criados (Recently Updated Worlds), cenários aleatórios, (Random Worlds), cenários mais usados (Featured Worlds), entre outros.

Escolhendo seu personagem no VRChat / Captura de tela: Ariane VelascoCaptura de tela: Ariane Velasco

Pronto! Agora que você já sabe como criar sua conta no VRChat e pode começar a jogar, garantindo sua diversão!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.