Publicidade

Steam vai passar por reformulação total para combater gamers trapaceiros

Por| 15 de Janeiro de 2019 às 16h06

Link copiado!

Steam vai passar por reformulação total para combater gamers trapaceiros
Steam vai passar por reformulação total para combater gamers trapaceiros

O ano de 2019 oficialmente começou para a Valve Corporation, a empresa por trás da plataforma líder na distribuição de jogos de PC, a Steam Store. Em um post de retrospectiva publicado em seu fórum oficial, a empresa anunciou uma série de medidas de reformulação por toda a loja, em aspectos visuais e mecânicos, que devem aprimorar a experiência de compra do usuário ao mesmo tempo em que combate os famigerados cheaters.

Falando especificamente dos recursos de design e funções da loja, o Steam Client (a API instalada no desktop para acessar o mercado virtual) terá seu design refeito do zero. Mais além, a Biblioteca de jogos, que lista todos os títulos que você já adquiriu, também mudará seu visual, assemelhando-se mais ao que se vê hoje no Steam Chat, introduzido pela Valve em 2018.

Mecanicamente falando, a Valve deve incorporar novos algoritmos e aplicações de machine learning para aprimorar a capacidade de recomendação de jogos e ofertas aos seus usuários, trazendo opções melhor alinhadas aos seus gostos e predileções. Segundo a empresa, porém, a mudança não se limita a isso: “os algoritmos são apenas uma parte de nossa solução de ‘descobertas’, então estamos construindo mais funções de curadoria e transmissão, além de constantemente averiguar o design geral da loja”.

Continua após a publicidade

Cheaters, tremei!

A Steam também vai ampliar a sua política de proteção contra jogadores trapaceiros: baseada no mecanismo “Trusted Factor Matchmaking” introduzido em Counter-Strike: Global Offensive, a nova função “Steam Trust” será implementada pela Valve em toda a plataforma e emprega novas tecnologias de identificação e banimento de hacks, mods, trainers e outros recursos não autorizados pela empresa que alterem a experiência de jogos online.

O sistema baseia-se em uma análise comportamental da conta do usuário dentro da Steam, avaliando fatores como a movimentação de sua conta, o tempo despendido jogando os títulos comprados, quantas vezes o jogador foi denunciado por trapaça e o contexto de cada denúncia, entre outros. Tudo isso a fim de determinar se aquele é um perfil confiável de usuário. Em caso positivo, ele entra para matchmakings em jogos online.

Negócios

Continua após a publicidade

A Steam também será, finalmente, levada à China, cortesia de uma parceria com a empresa Beijing Perfect World, que desenvolve o MMORPG “`Perfect World”. Contudo, a Valve prometeu detalhes disso “logo”, sem dar maiores explicações.

O Steam Chat também deve ganhar um aplicativo para smartphones e a Valve está buscando cyber cafés para firmar parcerias que tragam a seus consumidores uma melhor experiência gamer durante suas visitas.

As mudanças prometidas pela Valve vêm nos calcanhares da introdução da Epic Games Store no mercado de distribuição digital. A loja da desenvolvedora por trás de Fortnite tem quase dois meses de vida, apenas, mas já conta com algumas vantagens em relação à sua principal concorrente, como um bom volume de jogos disponíveis e algumas publishers globais anunciando atuação exclusiva com ela.

Fonte: Steam Community; Techradar